Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Setembro Dourado: Governo realiza blitz educativa para conscientizar sobre o câncer infantojuvenil

Momento marca o início da programação que busca esclarecer os amapaenses sobre o diagnóstico precoce da doença.

Por Redação
15/09/2021 16h37

Ficar atento aos sinais e sintomas aumenta em 90% as chances de cura da doença.

 

O Governo do Amapá iniciou nesta quarta-feira, 15, a programação do Setembro Dourado, mês de conscientização sobre o câncer infantojuvenil. A campanha, organizada pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), começou com uma blitz educativa para chamar atenção dos amapaenses sobre a importância do diagnóstico precoce da doença em crianças e adolescentes.

A blitz aconteceu na Av. Padre Júlio Maria Lombaerd com a Rua Cândido Mendes, no centro de Macapá, e contou com apoio da Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv) e da ONG Carlos Daniel. Foram distribuídos cinco mil panfletos com orientações sobre a doença, importância dos sinais de alerta e tratamento.

O presidente da ONG Carlos Daniel, Agenilson Pereira, explicou que a atenção aos sinais e sintomas aumenta 90% de chances de cura e que o acompanhamento com o pediatra é essencial. A ONG trabalha com projetos voltados a crianças e adolescentes com câncer.

“A melhor forma de chamar atenção da sociedade é fazer esse alerta. Os pais precisam ficar atentos à saúde dos seus filhos. Temos que dar atenção especial, não podemos ignorar nenhum sinal”, comentou o presidente da Ong.

Dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelaram que a estimativa no ano de 2020 das taxas brutas de incidência de câncer por um milhão de crianças e adolescentes foi de mais de 8.400 novos casos diagnosticados no Brasil.

Cenário do câncer infantojuvenil no Amapá.

Atualmente, cerca de 50 crianças amapaenses fazem tratamento contra a doença com o apoio do Programa de Tratamento Fora de Domicílio (PTFD) e da ONG Carlos Daniel. Os tipos mais comuns de câncer entre crianças e adolescentes são leucemia, linfomas e retinoblastomas (câncer ocular). Uma média de dois a quatro casos são registrados em crianças no Amapá.

Live Todos Contra o Câncer Infantojuvenil

Na quinta-feira, 16, a programação segue com uma live sobre a importância do diagnóstico precoce, cenário da doença no estado e ações de apoio aos pacientes com câncer infantil no Amapá. A live contará com a participação do secretário de saúde Juan Mendes, com o presidente da ONG Carlos Daniel, Agenilson Silva e com o Oncopediatra do Hospital Albert Einstein, médico Vicente Odone Filho. A live ocorrerá no instagram @saudeamapa.

Conheça os principais sinais e sintomas de alerta para o câncer infantojuvenil:

- Crescimento do olho, podendo estar acompanhado de mancha roxa no local;
- Perda de peso considerável e sem justificativa;
- Manchas roxas pelo corpo, sem ter se machucado;
- Febre prolongada e causa não identificada;
- Vômito acompanhado de dor de cabeça, tontura e diminuição da visão;
- Caroço em qualquer parte do corpo, em especial na barriga, pescoço e virilha;
- Palidez, cansaço e indisposição;
- Dores nos ossos e nas juntas, com ou sem inchaço;

O surgimento desses sintomas deve ser investigado imediatamente, por isso importante procurar um médico na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!