Governo do Estado e TJAP: Cooperação inclui alunos conciliadores no Programa Amapá Jovem
Inicialmente serão atendidos 130 jovens. A expectativa é que até o final do ano a parceria alcance um número ainda maior de estudantes.
Governador Waldez Gões e presidente do TJAP, Rommel Araújo, com autoridades na solenidade de assinatura do TC
Nesta segunda-feira, 27, o Governo do Estado oficializou uma cooperação técnica com o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) para incluir os alunos conciliadores que participam do programa “Mediação Escolar e Social”, do TJAP, no programa Amapá Jovem.
A parceria permitirá que os alunos recebam todas as oportunidades oferecidas pelo programa estadual voltado à juventude amapaense, ao mesmo tempo em que são capacitados como mediadores pelo tribunal para que possam resolver problemas dentro da comunidade escolar.
O estudante do Ensino Médio, Ronald Morais, 16 anos, que já atua como mediador de sua escola há 3 anos, relatou que através do projeto já pode solucionar várias questões de seus colegas dentro da sala de aula através de uma ouvidoria onde os estudantes podem fazer reclamações e pedir ajuda.
“Através desse projeto despertei o interesse por me formar em psicologia, pois já ajudei colegas que vinham enfrentando problemas como ansiedade e depressão a procurar tratamento correto. Agora, como bolsista do Amapá Jovem tenho certeza que irei evoluir cada vez mais", destacou Ronald.
O Amapá Jovem, que é coordenado pela Secretaria Extraordinária de Políticas da Juventude (Sejuv), conta com mais 12 mil beneficiários em todo o estado. O gestor da pasta, Pedro Filé, enfatizou que a oficialização desse termo é mais um ganho para o programa, pois é importante que os jovens sintam-se representados dentro do ambiente escolar.
“Procuramos incentivar os jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social a ser protagonistas em suas comunidades. Então, buscamos sempre vários mecanismo que possam inserir nossos monitores e bolsistas no mercado de trabalho, além de fortalecer o programa através de parcerias com projetos que promovem o equilíbrio social”, acrescentou o secretário.
Durante a solenidade, o presidente do TJAP, Rommel Araújo, ressaltou que a ação conjunta contribui para que a juventude desenvolva uma escuta ativa, e se preocupe ainda mais com as questões que envolvem, não apenas o ambiente escolar, mas a comunidade em que vive.
“Nós estamos aprendendo cada vez mais com essa juventude, pois eles têm mostrado seu protagonismo que contribui para a construção de um Amapá melhor, portanto, depositamos a nossa confiança na nova geração”, afirmou o presidente.
O governador do Estado, Waldez Góes, reforçou que as políticas públicas para a juventude são prioridade no Amapá. Além disso, programas como o Amapá Jovem são apenas uma das inciativas para que os jovens permaneçam na escola e cresçam cada vez mais, tanto no ambiente profissional como na sociedade.
“Projetos como esses só estimulam o crescimento de nossa juventude. Eles precisam ter esperança de que os seus sonhos serão realizados, e o Programa Amapá Jovem é apenas um dos mecanismos que abre um leque de oportunidades, pois muitos de nossos bolsistas, atualmente, trabalham como servidores do estado”, arrematou o governador.
Núcleo de Mediação Escolar
A iniciativa do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) faz parte do programa “Mediação Escolar”, realizado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tjap. A proposta é uma troca de vivências que facilita a comunicação entre professor e aluno buscando ajudar a comunidade escolar na solução de conflitos e conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seed).
Inicialmente, serão atendidos 130 jovens. A expectativa é que, até o final do ano, a parceria alcance um número ainda maior de estudantes.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!