Lacen e Instituto Pasteur assinam carta de intenções para o fortalecimento da saúde
A assinatura faz parte da programação da Semana Estadual de Saúde na Fronteira, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde.
O Laboratório Central do Amapá (Lacen) e o Instituto Pasteur da Guiana Francesa assinaram nesta terça-feira, 14, uma carta de intenções relativa à cooperação transfronteiriça no âmbito da saúde e da pesquisa médica. O diretor do instituto francês, Mirdad Kazanji, cumpriu uma ampla agenda no Lacen, durante dois dias, formalizando ações conjuntas com temas priorizados pelo dois governos. A assinatura faz parte da programação da Semana Estadual de Saúde na Fronteira, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
A carta de intenções tem como objetivo estreitar e fortalecer a cooperação técnico-científico entre os dois países, com o intuito de ampliar e dar suporte ao acesso de instituições de ciência, tecnologia e inovação, a fim de melhorar o diagnóstico e a vigilância epidemiológica das doenças vetoriais que acometem a fronteira franco-brasileira.
"A carta de intenções garante o aprimoramento nos processos de vigilância epidemiológica e o aprofundamento para a inclusão de novas tecnologias, a fim de extrair o que cada país tem de melhor. A partir dessa cooperação, será possível melhorar ainda mais o nosso sistema de saúde", comentou o diretor do Lacen, Nahon Galeno, que também falou a respeito da criação de um grupo de trabalho entre o Lacen e Instituto Pasteur, onde serão colocados em prática os projetos a serem desenvolvidos entre os dois países, com o apoio dos financiamentos europeus.
De acordo com Mirdad Kazanji, o Amapá e Guiana Francesa já mantêm uma parceria, e a assinatura da carta assegura o compromisso de melhorar os projetos de pesquisa e diagnóstico de doenças. "Estou convicto de que essa parceria com o Lacen ganhou um novo impulso, e tão logo teremos melhores resultados no diagnóstico das doenças que atingem a fronteira", afirmou Kazanji.
Ainda durante a reunião, Nahon Galeno falou que está previsto para ser assinado em dezembro de 2016 um acordo na Comissão Mista Transfronteiriça, que irá englobar o Ministério da Saúde, Governo Francês, Governo do Amapá e universidades para que seja criada uma vigilância transfronteiriça das doenças e uma rede de pesquisa no âmbito mundial.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!