Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Vigilância Sanitária: Estado treina servidores de Calçoene para fiscalização em estabelecimentos e na pandemia

Objetivo é dar mais segurança e confiabilidade ao consumidor na hora de comprar alimentos fabricados localmente, como pão, ou conservados de forma correta, como arroz.

Por Redação
28/09/2021 12h30

A capacitação para agentes da vigilância sanitária ocorre no município de Calçoene.

Um treinamento promovido pelo Governo do Estado na cidade de Calçoene, a 370 km da capital, está capacitando técnicos da Vigilância Sanitária do Município em fiscalizações, atuações na pandemia e atribuições gerais da função para proteger a segurança alimentar dos consumidores.

O curso, iniciado na manhã de segunda-feira, 27, faz parte do ciclo de capacitações que Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) realiza de forma permanente nos municípios. Os treinamentos são ministrados pelo Núcleo de Vigilância Sanitária da superintendência.

O objetivo é atualizar os técnicos do município sobre o Sistema Estadual de Vigilância Sanitária, o que é fundamental para a fiscalização de estabelecimentos como padarias, restaurantes, açougues e supermercados, por exemplo.

O treinamento também visa dar mais segurança e confiabilidade ao consumidor na hora de comprar produtos fabricados localmente, como pão, ou conservados de forma correta, como peixe, ou ainda industrializados, como arroz.

“Estamos aprendendo sobre as competências da Vigilância Sanitária Municipal, é muito importante o Estado esclarecer a toda rede e tirar as dúvidas dos nossos agentes”, afirmou o coordenador da vigilância sanitária de Calçoene, Lucas Bazarin.

O sistema de vigilância sanitária também é fundamental no combate à pandemia de Covid-19, pois, no processo de quarentena e isolamento, são os agentes de saúde do segmento que realizam a fiscalização do cumprimento das medidas de proteção à vida. Por isto, a capacitação também serviu para esclarecer a competência de cada ente a nível municipal ou estadual.

"Em dois dias esperamos estreitar a comunicação da vigilância sanitária de Calçoene, possibilitando a troca de experiências e conhecimento sobre as normas sanitárias vigentes", frisou o fiscal sanitário Ruan Pereira do Amaral.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!