Cooperação Técnica com o Pará proporciona transferência de tecnologia para impulsionar cadeia produtiva do cacau no Amapá
Os serviços em parceria com a Faepa visam trazer para estado experiências e tecnologias para o setor de produção do cacau.
Uma comitiva formada por gestores e técnicos do Governo do Amapá e lideranças do setor produtivo do Estado está em Belém (PA) para adquirir conhecimento tecnológico para impulsionar o Programa Amapá Cacau. O encontro ocorre na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa).
O estado vizinho é uma referência produtiva na cadeia do cacau no Brasil, tendo batido recordes de safra no país nos dois últimos anos, com 144.663 mil toneladas em 2020, desbancando a Bahia, que liderou a produção cacaueira por longos anos no país.
Por isto, o Amapá quer conhecer para trazer e adequar a experiência de sucesso paraense para fortalecer o plantio cacaueiro. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR) do Amapá, Janner Gazel, além do conhecimento sobre o fruto, a comitiva técnica também vai trocar informações sobre as cadeias produtivas do açaí e café.
“Estamos aqui para alavancar o setor primário no Amapá e sabemos que o Pará é o maior produtor do cacau e vamos com muito esforço levar ao nosso estado toda essa experiência e alcançar também novas políticas para a agricultura do estado", destacou.
A visita ao estado paraense faz parte de um Termo de Cooperação, assinado durante o I Fórum de Inovação, ocorrido no mês de agosto em Macapá.
SAIBA MAIS: Amapá Cacau: Técnicos e extensionistas rurais serão capacitados para iniciar cadeia cacaueira no estado
SAIBA MAIS: Governo investe em pesquisas e parcerias para inovar a produção agrícola no centro-oeste do Amapá
A cooperação entre as entidades dos dois estados trará cacauais do Amapá uma doação de sementes do fruto para o plantio em áreas já estudadas anteriormente.
Um dos integrantes da comitiva é o deputado estadual e produtor, Jesus Pontes, que tem atuação parlamentar voltada ao setor primário.
“Essa é uma iniciativa para buscar o melhoramento de vários setores da agricultura e o cacau é uma das principais fontes que estamos buscando alavancar no Amapá, mas isso requer um esforço conjunto", declarou Pontes.
Para o presidente da Faepa, Carlos Xavier, o Amapá é estratégico para o investimento do cacau e outras agriculturas.
“Queremos e já estamos auxiliando o Amapá nesse empreendimento do cacau e vamos ajudar no que for necessário”, resumiu.
Cerca de 20 servidores do governo do Estado estão em Belém, desde a quarta-feira (28), participando de um curso de Nivelamento Inicial do Cultivo do cacau.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!