Governo do Estado lança plataforma para cadastro de produção agrícola do Amapá
Chamada pública do projeto Plataforma Quintais Agroflorestais foi lançada hoje na Ueap. Ambiente virtual reunirá dados e catálogo da produção local.
Plataforma facilitará a comercialização de produtos locais.
O Governo do Estado lançou nesta quarta-feira, 29, a chamada pública do projeto Plataforma Quintais Agroflorestais. O objetivo é cadastrar todos os produtores agrícolas do Amapá para que tenham seus produtos disponibilizados na plataforma.
A cerimônia de lançamento ocorreu no auditório da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), instituição responsável pela elaboração do projeto, e contou com a presença de gestores do setor científico e econômico amapaense.
Essa primeira fase do projeto é uma parte do módulo de criação do observatório para o setor, o que vai melhorar o processo de compra e venda de alimentos através do ambiente virtual.
Para participar, o agricultor deverá fazer um cadastro na Plataforma e informar os dados de seus produtos, como explica o coordenador do projeto, Perseu Aparício.
“O objetivo da plataforma é dar visibilidade e ter o controle da produção agrossilvipastoril local. Com o cadastro, o produtor agrícola terá segurança de atender comércios e escolas, podendo oferecer nota fiscal. O comprador terá à disposição uma prateleira on-line com todos os produtos nesse sistema”, explicou o coordenador da iniciativa.
O projeto pretende com isso, alavancar a inclusão dos agricultores locais no processo de distribuição de alimentos tanto para o setor privado quanto para os estabelecimentos públicos com foco especial nas escolas públicas.
A reitora da Ueap, Kátia Paulino, destaca a importância da atuação da academia no desenvolvimento de inovações.
“O setor precisa estar conectado e integrado para haver inovações como esta, que é voltada às necessidades da sociedade. Hoje, ainda não conseguimos mensurar toda a nossa produção agrícola, e a plataforma surge para nos auxiliar na elaboração de políticas públicas voltadas ao setor econômico”, explicou a reitora.
A plataforma é uma realização da Ueap, em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap).
O produtor que tiver dificuldades em realizar o cadastramento ou a inserção de informações, poderá se deslocar ao escritório do Rurap mais próximo e realizar o procedimento com a ajuda tem um dos técnicos do instituto.
Mais informações, como o manual e tutorial de cadastro, podem ser acessados no site: www.setec.ap.gov.br.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!