Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Estado capacita médicos para atendimentos de emergência em neurologia e cardiologia

Projeto busca proporcionar melhorias nas assistenciais e na qualidade do cuidado aos pacientes.

Por Redação
30/09/2021 10h41

Para reforçar a assistência prestado e a qualidade do cuidado aos pacientes, médicos da rede estadual de saúde serão capacitados em protocolos de urgência e emergência nas especialidades de cardiologia e neurologia.

A iniciativa faz parte do projeto “Capacitação no Apoio Diagnostico e Terapêutico nas Emergências Cardiológicas e Neurológicas por meio da Telemedicina – Região Norte”, e foi desenvolvida pelo Comitê Gestor do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), para o triênio 2021/2023.

Os profissionais serão capacitados através de aulas online com médicos do HIAE sobre as melhores práticas assistenciais conforme protocolos clínicos, evidências científicas atualizadas e da discussão de casos clínicos, garantindo a passagem de conhecimento de saúde com apoio do atendimento guiado por telemedicina.

Participarão dessa capacitação profissionais do Hospital de Emergência (HE), em Macapá, e do Hospital Estadual de Santana (HES), que são consideradas as principais portas de entrada de pacientes em estado grave na rede estadual de saúde. Ao final do curso eles receberão um certificado emitido pelo Hospital Albert Einstein.

O secretário de Saúde, Juan Mendes, que assinou o termo de adesão ao projeto nesta quarta-feira, 29, durante reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em Brasília (DF), explicou que ao todo, 30 hospitais da região norte foram selecionados para participar do programa, já que a região tem carência de profissionais médicos, especialmente nessas especialidades.

“Sabemos que um atendimento ágil é essencial para garantir a sobrevivência e a qualidade de vida do paciente, por isso capacitar os nossos profissionais médicos para que eles possam identificar essas intercorrências em tempo hábil para garantir a estabilização do paciente para que ele possa prosseguir com o atendimento é muito importante”, ressaltou.

Serão ensinados 12 protocolos clínicos de atendimento de emergência nas especialidades, de cardiologia sendo eles, insuficiência cardíaca aguda descompensada, síndrome coronariana com e sem supra, crises hipertensivas, tromboembolismo pulmonar, pericardite e miocardite aguda, em neurologia com atendimentos em casos de acidente vascular cerebral isquêmico e hemorrágico, transtornos delirantes, crises convulsivas, acidente isquêmico transitório, vertigem e tontura.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!