Setembro Amarelo: Governo encerra campanha com acolhimento psicossocial de jovens e valorização da vida
Serviço de acolhimento da Sejuv pode ser acessado ao longo do ano nos polos do programa Amapá Jovem e na sede da secretaria.
Autocuidado, saúde mental e valorização da vida foram novamente tema de palestras do Governo do Estado a bolsistas do programa Amapá Jovem nesta segunda-feira, 4, durante o encerramento da campanha Setembro Amarelo, voltada à prevenção do suicídio.
Durante todo o mês de setembro, ações e dinâmicas de acolhimento da juventude foram realizadas pela Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv) nos 16 municípios do estado com o apoio da equipe de assistência psicossocial da pasta.
VEJA TAMBÉM: Setembro Amarelo: Governo do Amapá reforça apoio psicossocial para a juventude.
A ampla adesão à campanha foi celebrada pelo titular da Sejuv, Pedro Filé, durante a solenidade de encerramento.
“Foram cerca de 17 mil pessoas em todo o estado que participaram com a gente, entre bolsistas do programa, familiares e professores. É muito importante que cada membro da comunidade saiba que não está sozinho e que pode contar com o nosso apoio”, declarou Filé.
O secretário lembrou, ainda, que apesar do mês dedicado à causa ter chegado ao fim, a valorização da vida é um compromisso para o ano inteiro.
“Trazermos políticas públicas para a juventude, de autocuidado, de apoio socioeconômico, de prevenção às drogas e à violência (...) tudo isso é valorização da vida, um compromisso para lembrarmos o ano inteiro”, completou.
Quem também comemorou a iniciativa foi o bolsista Agnaldo Souza, de 19 anos, que recebeu o apoio proporcionado pelo Governo.
“Foi muito importante pra mim saber que não estou sozinho, que minha voz pode ser ouvida e que sou importante. Às vezes podemos ter sentimentos difíceis de expressar, e o que precisamos é orientação e apoio. Foi o que recebi aqui”, declarou.
Acolhimento
No encontro, a Sejuv reforçou que os monitores são capacitados pela equipe de psicólogos e assistentes sociais da secretaria, sendo assim os polos do Amapá Jovem unidades preparadas para acolher quem esteja precisando de orientação.
“O foco não é o atendimento clínico, mas abrir um espaço seguro para receber essa demanda. De acordo com cada caso, encaminhamos essas pessoas para a unidade da rede pública mais adequada para a assistência psicossocial”, explicou psicólogo da Sejuv, Edilson Rodrigues.
Rodrigues destaca, ainda, que além dos monitores nos polos do programa, o jovem que deseja buscar o acolhimento pode recorrer à equipe de atendimento psicossocial na Sejuv, que fica na Avenida Glicério Souza Figueiredo, 142, Novo Horizonte.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!