Força-tarefa do Estado coordena ações de ajuda humanitária para famílias afetadas por ventania em Vitória do Jari
Relatório situacional da Defesa Civil vai orientar políticas de assistência social aos afetados pelo incidente.
A Defesa Civil considera estas ocorrências atípicas para esta época do ano.
Uma força-tarefa do Governo do Estado está no município de Vitória do Jari desde a manhã desta terça-feira, 19, coordenando ações de ajuda humanitária para cerca de 140 famílias de seis bairros que tiveram as residências danificadas pelo temporal acompanhado de ventania que atingiu a localidade na última segunda-feira, 18.
As informações estão no levantamento produzido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e pela Secretaria de Estado da Mobilização e Inclusão Social (Sims). .
"O levantamento dos nossos técnicos apontou que foram ventos com velocidade média entre 50 e 70 km/h, com chuvas isoladas. Vamos agora avaliar as condições dessas edificações para providenciarmos as melhores medidas para essas famílias", destacou o coordenador estadual de Defesa Civil, Wagner Coelho.
As equipes da Defesa Civil e da Sims realizaram incursões em toda a região atingida pelo sinistro para avaliar a extensão dos danos e o estado de vulnerabilidade a que essas famílias possam estar submetidas.
O relatório situacional gerado por este levantamento irá orientar as políticas de assistência social aos afetados pelo incidente.
"Só com este relatório é que poderemos mensurar a extensão dos danos e, com isso, encaixar as famílias que precisem nos projetos do Estado mais adequados às suas vulnerabilidades", frisou a titular da Sims, Albanize Colares.
O prefeito em exercício de Vitória do Jari, professor Waldez, agradeceu pelo empenho do Estado no amparo à população afetada pela ventania.
"Graças a essa cooperação é que conseguiremos levar os serviços à população em uma agilidade que, talvez, sozinhos não conseguiríamos", declarou o gestor.
Temporais atípicos
Outra localidade do Amapá atingida por uma ventania na segunda-feira foi o distrito de Igarapé do Lago, no município de Santana. Equipes da Sims e da Defesa Civil também foram encaminhadas ao local e constataram 14 residências com a cobertura danificada.
O coordenador da Defesa Civil, Wagner Coelho, considera estas ocorrências atípicas para esta época do ano.
"Chamam atenção principalmente por estarmos em pleno período de estiagem. Estamos redobrando o monitoramento aos eventos climáticos para continuarmos preservando vidas", explicou.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!