Governo do Amapá promove treinamento especializado em atendimento pré-hospitalar para socorristas do Samu
Objetivo é nivelar conhecimento e qualificar o atendimento pré-hospitalar de todos os níveis de complexidade, o que irá fortalecer a assistência prestada para a população.
As técnicas ensinadas durante o treinamento são as mais corriqueiras e usadas nos atendimentos.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Amapá encerrou nesta quarta-feira, 27, um treinamento de capacitação das equipes que atuam em ambulâncias no Hospital Estadual de Santana (HES) e nas unidades do Samu e Corpo de Bombeiros Militar (CBM) do município.
O objetivo é capacitar todas as equipes que trabalham no transporte e resgaste de pacientes para que estejam alinhadas quanto às técnicas de atendimento pré-hospitalar de todos os níveis de complexidade, o que irá fortalecer a assistência prestada para a população.
O enfermeiro Elielson Mota, que faz parte do Núcleo de Educação em Urgências (NEU) do Samu Amapá, explicou que as técnicas ensinadas durante o treinamento são as mais corriqueiras e usadas nos atendimentos.
“O profissional precisa estar preparado para realizar atendimentos de todos os níveis de complexidade, para que o atendimento ao paciente seja mais seguro e rápido, de forma que a vítima seja atendida o mais rápido possível e tenha o mínimo possível de sequelas”, explicou.
O treinamento iniciou na segunda-feira, 25, e envolveu aulas teóricas e práticas com simulações de técnicas de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) em recém-nascidos, crianças e adultos, imobilização na prancha e fraturas, curativos, colocação de colar cervical, retirada de capacetes automobilístico e atendimentos a pacientes vítimas de quedas ou de Acidente Vascular Cerebral (AVC).
A técnica em enfermagem Ediana Marques, que trabalha no serviço de transporte de pacientes internados no HES, ressaltou que a troca de experiências entre as equipes contribui para ampliar o conhecimento.
“O Samu que já tem protocolos bem definidos, o que é bom para adaptarmos ao nosso trabalho, porque não podemos prever que complicações que o paciente pode desenvolver durante o transporte. Quanto mais preparada a equipe estiver, melhor ela vai atender o paciente”, disse a servidora.
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