Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Mais Visão: programa realizou mais de 37 mil atendimentos no Vale do Jari

Procedimentos oftalmológicos foram executados pelos mais de 70 profissionais envolvidos na ação

Por Da Redação
05/11/2021 23h07

O programa Mais Visão esteve no Vale do Jari entre 21 de julho e 31 de outubro

O Mais Visão já realizou 37.475 atendimentos entre 21 de julho e 31 de outubro, no município de Laranjal do Jari. A equipe, composta por mais de 70 profissionais, executou procedimentos cirúrgicos como os de catarata, pterígio e limpeza ocular. A ação acolheu os moradores de todo o Vale do Jari, que engloba as cidades de Laranjal do Jari, Vitória do Jari, no Amapá, e localidades paraenses como Almeirim. 

Os profissionais concluíram 4.848 cirurgias de catarata, 2.566 de pterígio e 3.200 de Yag laser, que é a limpeza da lente de pacientes que já realizaram a cirurgia de catarata. O restante do quantitativo de atendimentos é referente a consultas, demais correções cirúrgicas e testagem para covid-19, necessária para que o paciente seja atendido. 

As cirurgias de catarata e pterígio foram feitas numa estrutura montada na Secretaria Municipal de Assistência Social de Laranjal do Jari, contendo três salas cirúrgicas, sendo uma para pterígio e duas para catarata; duas salas para exames, três ambientes para consultas e um espaço de estabilização para possíveis casos de emergência.

Para o superintendente de atenção à saúde, Wenderson Leite, a campanha foi bem-sucedida e sanou as principais demandas oftalmológicas dos moradores do Vale do Jari e municípios adjacentes.

Ficamos em Laranjal do Jari durante o tempo necessário para oferecer aos moradores o melhor serviço oftalmológico possível. O Mais Visão fez um acompanhamento pré e pós-operatório de todos que realizaram algum tipo de procedimento, o que representa um atendimento de alta qualidade”, afirmou o superintendente.

Os casos de média e alta complexidade, como os de catarata congênita e vitrectomia, foram encaminhados para o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos), sede do Mais Visão em Macapá.

 

Mais Visão


O programa é realizado pelo Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos) e conta com recursos destinados pelo senador Davi Alcolumbre e Tesouro Estadual.

Em 1 ano e 2 meses, o Mais Visão realizou mais de 232 mil atendimentos no Amapá, entre consultas, cirurgias e acompanhamento pós-cirúrgico.

O programa descentralizou os atendimentos e, além de Macapá, já levou ações de saúde ao município de Santana, Mazagão, Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Amapá, Calçoene e atualmente está em Oiapoque.

Acesso ao serviço


Todos os contatos disponibilizados são para atendimento via WhatsApp. A orientação do serviço de oftalmologia é que toda a documentação necessária seja enviada e o usuário aguarde a vez, pois as demandas são respondidas por ordem de recebimento.

Os documentos necessários para atendimento são cartão do SUS e documento de identificação oficial com foto. Os pacientes acima de 55 anos têm prioridade.

  • Cirurgias de catarata em Macapá: (96) 98116-0978
  • Cirurgias de pterígio em Macapá: (96) 99195-2036
  • Cirurgias de catarata e pterígio em Laranjal do Jari: (96) 99119-0429
  • Cirurgias de catarata e pterígio em Oiapoque: (96) 99185-7813

Caso o paciente não tenha a possibilidade de manter comunicação via Whatsapp, é possível marcar os procedimentos presencialmente no setor de oftalmologia do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), localizado na Avenida Fab, 69, centro.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!