Governo apresenta projeto para implantar espaço para ressocialização de apenados com bom comportamento
Objetivo é reduzir o número de internos no sistema prisional comum. Espaço, com capacidade para 150 internos, terá oficinas e hortas onde os detentos poderão trabalhar.
APAC é um modelo de gestão penal genuinamente brasileiro
Nesta sexta-feira, 12, o Governo do Amapá apresentou ao Tribunal de Justiça e ao Conselho da Comunidade de Macapá o projeto de construção de um espaço destinado para ressocialização efetiva dos apenados com bom comportamento. O local terá capacidade para 150 internos, com 17 alojamentos, refeitório, além de espaços como oficinas e hortas, onde os apenados poderão trabalhar produzindo a própria alimentação e contribuindo com o comércio local.
O objetivo de criar a estrutura é reduzir o número de internos no sistema prisional comum. A obra tem custo estimado de R$6 milhões. Atualmente, o Estado trabalha para alocar recursos que permitam iniciar a construção do prédio que será localizado no bairro São Lázaro, na Zona Norte da capital.
Segundo o juiz titular da Vara de Execuções Penais, João Matos Jr, a instalação da Associação de Assistência e Proteção aos Condenados (APAC) no Estado busca dar novas oportunidades aos apenados de ingressar em atividades profissionalizantes.
“Aqueles que desejam mudar de vida receberão oportunidade de ser ressocializados e garantir a segurança da sociedade. Esse é um trabalho a longo prazo, com o propósito de reconstruir as pessoas e enfraquecer o crime", explicou.
O gestor da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), Alcir Matos,explicou que esta é uma obra com benefícios que vão refletir na sociedade e economia do Amapá.
“Esse é um investimento que vai gerar uma redução de até 70% nas demandas penitenciárias, porque os recuperandos serão incentivados a produzir a própria alimentação, manter o local organizado e contribuir com o comércio fornecendo pães e hortaliças oriundas das atividades na assossiação", afirma.
O governador, Waldez Góes, afirmou que o estado possui três linhas de ressocialização e que esta é uma política de segurança muito importante.
“Com a implantação do sistema, é mais um passo para o fechamento das estratégias de políticas de cuidados com o apenado. O estado está intensificando a recuperação dos internos e acredito que no futuro vamos poder dizer que a política cumpriu o seu papel”, declarou.
Estado Forte, Povo Seguro
No mês de outubro, o Governo do Amapá transferiu internos do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) considerados líderes de organizações criminosas para um pavilhão recém-construído que segue os conceitos mais modernos em segurança prisional e possibilita maior controle por parte dos policiais penais. Os detentos serão alojados individualmente, o pavilhão permite banho de sol diferenciado e melhor controle de acesso e fiscalização.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!