Setrap avança mais de 50% na terraplanagem do acesso à Ponte do Rio Matapi
Após a finalização da terraplanagem, a Setrap realizará a pavimentação asfáltica do acesso principal, além da construção de uma rotatória na rodovia.
Previsão da construtora é que os serviços no acesso à ponte sejam concluídos em 60 dias
O serviço de terraplanagem na obra de acesso à ponte sobre o Rio Matapi avançou nos últimos trinta dias. Após a retomada da obra, ocorrida no mês passado, a Secretaria de Estado de Transportes (Setrap) já preparou mais de 50% do acesso principal que vai ligar a Rodovia AP-010 com a cabeceira da ponte.
De acordo com o diretor de obras viárias da Setrap, Benedito Júnior, o planejamento executado junto com a empresa LB Construções, responsável pela execução da obra, é que esta etapa seja finalizada em até 60 dias.
“A terraplanagem é um procedimento de engenharia que mexe com uma quantidade grande de terra, além da aplicação de outros materiais que vão garantir a sustentação e resistência da pista. No caso da obra de acesso, o processo tem que ser feito de forma correta porque além de dar a sustentação, vamos subir a base da pista para que haja a ligação com a ponte”, explicou.
Após a finalização da terraplanagem, a Setrap realizará a pavimentação asfáltica do acesso principal, além da construção de uma rotatória na rodovia para dar maior fluidez ao tráfego de veículos na área e a sinalização e iluminação.
O projeto de construção da ponte sobre o Rio Matapi faz parte de um conjunto de obras do Plano Rodoviário do Amapá, criado pelo governador Waldez Góes, durante seu segundo mandato. Em 2010, o projeto foi deixado pronto e com recurso em caixa para ser executado, porém a obra só foi iniciada em 2013.
O valor inicial era de R$ 86 milhões, mas foi onerado em agosto de 2014 para R$ 20 milhões, por meio de um aditivo feito junto ao Consórcio Equador. Com isso, o valor da obra passou para R$ 106 milhões. Os recursos para a obra são oriundos de um financiamento do GEA com o Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES).
A atual gestão está apurando administrativamente os erros no projeto executivo da ponte cuja construção fora do eixo da Rodovia AP-010 foi autorizada na gestão do ex-governador Camilo Capiberibe (2011-2014). O prazo previsto em contrato para a conclusão da obra de acesso da ponte é para setembro.
Obra
A edificação da ponte tem 612 metros de comprimento. O projeto é composto por cinco vãos de 38 metros. Três ficarão posicionados no lado de Santana e dois em Mazagão. O vão central, que vai permitir navegação embaixo da ponte, tem 50 metros de largura por 25 metros de altura.
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