Simulação de salvamento em altura chama a atenção no Centro da cidade
A ação faz parte da programação do Mês do Bombeiro.
Para o aspirante Telfran Gomes, responsável pelo treinamento, esse tipo de exercício é importante para que os militares estejam bem preparados para todo tipo de situação.
“Esse tipo de ocorrência não é comum em Macapá, mas a corporação executa a simulação para que os militares possam treinar e aprender novas técnicas de acesso às vítimas envolvidas em situações adversas”, destacou.
A subcomandante do 1º agrupamento Militar, Ivanete Moraes, informou que a simulação contou com 17 militares da corporação, sendo 11 especialistas em salvamento em altura. Para o procedimento foram utilizados equipamentos e máquinas específicos. Segundo ela, essa ação serviu para avaliar o que deve ser aperfeiçoado no que foi treinado no curso, como técnicas de evacuação de edifícios em incêndios e qualquer outro tipo de sinistro.
“Na ação utilizamos o procedimento de rapel guiado no qual a vítima desce sem nenhum tipo de esforço. No caso em especial, o militar acomoda a vítima e a encaminha através do rapel para uma unidade que fica no chão que conduzirá os próximos passos do atendimento”, explicou.
O coronel CBM Vagner Coelho falou que outras ações deverão acontecer ao longo das próximas semanas, em Macapá, como competições de aquathlon, passeio ciclístico, vôlei, futsal, circuito operacional e a tradicional Corrida do Fogo.
“Comemoramos no dia 2 de julho o Dia do Bombeiro, e para celebrar a data, vamos desenvolver várias atividades. Temos que mostrar para sociedade, de uma forma sadia, que estamos bem preparados e nesse tipo de simulação temos um contato maior com a população que presenciou todos os nossos procedimentos atentamente”, destacou.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!