Caxumba: Sesa alerta para o acompanhamento correto das vacinas
A Sesa informa que as vacinas estão disponíveis em todos os postos de saúde, de todos os municípios.
Com a ocorrência de surtos de caxumba em vários Estados do Brasil, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) alerta a população para manter o calendário de vacinação em dia. A caxumba é uma doença de evolução benigna e a maioria das pessoas está protegida contra a doença depois de receber duas doses da vacina.
A Sesa informa que as vacinas estão disponíveis em todos os postos de saúde, de todos os municípios, e que para proteção deve ser seguido corretamente o esquema vacinal.
"Toda criança quando nasce leva consigo uma cartilha contendo um esquema vacinal que é utilizado pelo Ministério da Saúde. Os pais têm a responsabilidade de seguir corretamente o esquema, evitando assim que os seus filhos contraiam doenças que podem matar ou causar sequelas para o resto da vida", explicou a coordenadora de imunização da Sesa, Janaína Leite.
O Calendário Nacional de Vacinação, do Ministério da Saúde, indica uma dose da vacina tríplice viral para crianças aos 12 meses de idade, e outra dose tetra viral.
Até os 20 anos, a pessoa tem que ter tomado pelo menos uma dose. A vacina está disponível para homens e mulheres na faixa etária de 20 a 49 anos. Em casos de surto de caxumba, a pessoa que tiver tomado apenas uma dose e tiver contato com o infectado, deve tomar uma dose tríplice.
Especial atenção deve ser dada às pessoas com história comprovada de alergia à proteína do leite de vaca (ALPV), que deverão ser vacinadas apenas com a vacina tríplice viral.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!