Amapá e Guiana Francesa fortalecem ações para combater crimes na fronteira
A cooperação técnica tem como objetivo combater crimes ambientais, tráfico de entorpecentes, tráfico de armas e garimpo ilegal.
O encontro aconteceu na sala de reuniões da Sejusp.
Nesta sexta-feira, 26, na Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o Governo do Amapá, em conjunto com membros da força policial militar da Guiana Francesa, iniciou o planejamento estratégico de combate à criminalidade na fronteira norte do Brasil.
A aproximação das forças de segurança do Amapá e da Guiana Francesa tem por objetivo fortalecer a cooperação regional em ambas as margens do rio Oiapoque, no combate a crimes ambientais, tráfico de entorpecentes, tráfico de armas e garimpo ilegal.
De acordo com o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Carlos Souza, é a primeira vez que as forças de segurança pública estadual e francesa se unem para combater todos os tipos de criminalidade relacionados à fronteira.
"Estamos na fase do planejamento para identificar os pontos para as operações. A partir de agora, o general também vai organizar do lado da Guiana Francesa todo o respaldo para nossa atuação conjunta na fronteira", frisou o gestor.
Em contrapartida, o comandante da Gendarmerie, força policial militar da Guiana Francesa, o general Stéphane Bras, complementou afirmando que a ideia é estreitar as relações policiais entre as forças de segurança.
“Estreitar a relação é de suma importância para a realização de ações na fronteira, para que assim seja desenvolvido, de fato, um trabalho integrado e seguro”, destacou o comandante.
As ações de combate serão realizadas ainda este ano, ainda serão feitos outros encontros para alinhamento das operações.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!