Resgate histórico: obras de restauração do Cine Teatro Territorial preservam a arquitetura original
Espaço, que está sendo restaurado pelo Governo do Amapá, mantém toda arquitetura da estrutura original.
Equipe está fazendo a retirada de estruturas comprometidas, como telhas quebradas
O Governo do Amapá avança para entregar a população mais uma parte da história do antigo “Barão”, escola estadual.
A obra que, compreende a restauração e revitalização do Cine Teatro Territorial, localizado atrás do prédio da escola já reinaugurada, está orçada em mais de R$ 1 milhão. O empreendimento iniciou em setembro de 2021.
SAIBA MAIS: De volta ao passado: 75 anos de história, Cine Territorial complementará arquitetura do antigo Barão
Todas as estruturas do local que foram comprometidas pelo tempo, como telhados quebrados e azulejos, estão sendo retirados para serem substituídos por novos.
Além disso, também está sendo feita a revisão do prédio para a criação de um novo projeto elétrico e avaliações referentes a acústica do local.
Os serviços estão sendo coordenados pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinf). De acordo com o gestor da pasta, Alcir Matos, antes das obras iniciarem, foi feita uma avaliação pericial na Infraestrutura, para que a reestruturação fosse feita sem alterar a arquitetura do prédio histórico.
"Temos que ressaltar que essa é uma obra de restauração, então temos todo o cuidado de preservar as características da estrutura original, trazendo todo o regaste da história do Amapá, com mais conforto e segurança aos alunos e população em geral", destacou secretário.
O Cine Territorial também reabrirá suas portas como um museu da imagem e do som, pois o local, que guarda memórias importantes do audiovisual, servirá para fins pedagógicos, podendo ser utilizado pelos membros da escola e por toda a comunidade.
SAIBA MAIS: Resgate histórico: Governo do Amapá entrega Escola Barão do Rio Branco restruturada
Revitalização
O palco será ampliado e reduzida a altura. Também será criada uma plataforma elevatória para facilitar o acesso dos cadeirantes.
O auditório terá capacidade de acomodar 130 espectadores, sendo lugares reservados para portadores de necessidades especiais, bem como banheiros com acessibilidade especial. A sala de projeção deverá manter a estrutura física passando apenas por reparos para a preservação.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!