Juventude Sangue Bom: Jovens iniciam doação de sangue para abastecer os estoques do Hemoap
Meta é que, ao longo de dois dias, 200 bolsistas e monitores do Amapá Jovem façam a doação.
No primeiro dia de campanha, 90% das doações de sangue realizadas no Hemoap foram de bolsistas do Amapá Jovem.
A juventude faz a sua parte e está comparecendo ao Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) para doar sangue e ampliar os estoques do local, num ato de solidariedade ao próximo.
As doações fazem parte da 6ª edição da campanha Juventude Sangue Bom, cujo objetivo é, ao longo de dois dias, incentivar pelo menos 200 bolsistas e monitores do Amapá Jovem a contribuírem com o hemocentro - o local recebe, em média, 52 doações diárias e precisa de novos doadores.
LEIA MAIS: Hemoap registra queda nas doações de sangue durante os primeiros 45 dias de 2022
A ação se estende até a quarta, 23. Entre os jovens doadores do primeiro dia de campanha, 90% nunca haviam realizado este ato de cidadania. Por isso, a fase educativa e de conscientização é tão importante.
“Antes de chegar nesse momento, aqui no Hemoap, os nossos bolsistas e monitores passaram por uma capacitação onde os profissionais do Hemoap puderam alertá-los não só sobre a necessidade da doação, mas também sobre os critérios”, explicou o secretário extraordinário de Juventude, Pedro Filé.
Outro objetivo é que os jovens sejam multiplicadores e incentivem outras pessoas a doarem vida. A monitora do programa Maria Daila foi incentivada dentro do Amapá Jovem a doar sangue e, atualmente, mobiliza a família e amigos a se juntarem a esta corrente do bem.
“É gratificante saber que eu vou estar ajudando outras pessoas a saírem de uma situação difícil. É um ato de amor”, disse Maria Daila.
As doações são ainda mais importantes neste período de pandemia, por isso o apoio dos jovens tem sido fundamental.
Na campanha de 2020, os bolsistas e monitores arrecadaram 166 bolsas - o que pode salvar 664 vidas, uma vez que cada bolsa pode atender até 4 pacientes. Já em 2021, foram 146 bolsas, podendo atender até 560 pessoas.
Saiba como doar:
O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) funciona de segunda-feira à sexta-feira entre 7h30 e 12h, na Av. Raimundo Álvares da Costa, 1093.
As recomendações para realizar a doação de sangue são:
- Levar documento oficial com foto;
- Ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos necessitam da autorização dos responsáveis);
- Estar descansado e bem alimentado antes da doação;
- Pesar acima de 50 kg;
- Não ter apresentado sinais ou sintomas de gripe nos últimos 14 dias;
- Não ter testado positivo para covid-19 nos últimos 30 dias.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!