Reunião entre Governo do Amapá, Unifap e Ebserh define cronograma para funcionamento do Hospital Universitário
Primeira fase do HU deve estar pronta para funcionar em setembro. Processo completo, que terá três fases, deve durar dois anos e meio.
Encontro aconteceu nesta quarta, 23, em Brasília.
BRASÍLIA- O governador do Amapá, Waldez Góes, participou de extensa reunião nesta quarta-feira, 23, na sede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em Brasília (DF). O encontro definiu o cronograma de trabalho para a abertura do Hospital da Universidade Federal do Amapá (Unifap), na Zona Sul de Macapá. A previsão é de que o hospital comece a funcionar em setembro deste ano.
O presidente da Ebiserh, Oswaldo Ferreira, em conjunto com as diretorias de áreas como contratualização Hospitalar, infraestrutura hospitalar e hotelaria, além de gestão de pessoas, repassaram um check list com o andamento das diversas ações simultâneas que estão sendo desenvolvidas para a abertura do Hospital Universitário.
Ferreira comunicou ao governador Waldez Góes que em julho estará concluído o concurso público para contratação de mão de obra.
As inscrições para o certame, que oferta mais de 700 vagas, encerraram ontem, e de acordo com os levantamentos preliminares da Ebiserh, são 36 mil inscritos. Mais de 23 mil candidatos farão provas em Macapá. Cerca de 16 mil são residentes da capital e outros 7 mil dos outros 15 municípios do Estado.
“O governador aqui presente neste encontro mostra a sinergia que temos com esse projeto. Nós cumpriremos a tarefa em conjunto com a Universidade. Em dois anos e meio, nossa previsão é de que o HU esteja funcionando plenamente. Inclusive com o nosso serviço de cardiologia”, comemorou Ferreira.
O governador Waldez Góes, destacou o papel fundamental que o Hospital Universitário teve nos momentos mais agudos da pandemia do coronavírus, mas disse também que para além do legado do HU, o funcionamento do hospital é um marco fundamental na formação de novos profissionais, na assistência hospitalar de média e alta complexidade aos amapaenses e também na regulação.
“Aqui não temos instituições. Aqui está o Amapá. E o que pontua nossas ações são o diálogo e o compromisso. É um esforço coletivo que une os servidores de todas as esferas públicas e os parlamentares da bancada federal que são fundamentais em todos os avanços deste projeto”, disse.
O reitor da Unifap, Júlio César de Sá, reforçou o compromisso com o cronograma apresentado que envolve a indicação da Reitoria do superintendente do HU.
“Esse hospital tem o protagonismo da Bancada Federal tanto desta quanto da anterior.É um instrumento pedagógico. Mas para a sociedade é um instrumento que salvará vidas”, afirmou.
Central de Regulação
O secretário de Estado da Saúde, Juan Mendes, informou que o Governo do Estado inaugura a Central de Regulação em março, o que é o passo inicial de todo o processo, porque o HU trabalhará exclusivamente com pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
“A interface com a regulação é fundamental para o funcionamento dos serviços dos Hospital Universitário. E esta etapa está concluída”, afirmou.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!