Saúde amplia Teste do Pezinho para todos os municípios
Os municípios terão postos de coleta e as amostras serão encaminhadas, via correio, para o laboratório da empresa.
A saúde pública no Amapá passa a oferecer a todos os bebês o direito ao diagnóstico precoce de doenças que podem evoluir para complicações graves com sequelas. A estratégia faz parte da II e IV fase da Triagem Neonatal, lançada nesta quinta-feira, 30, também conhecida como Teste do Pezinho.
Com a iniciativa, poderá ser detectada, por exemplo, doenças como a anemia falciforme. O serviço da Triagem Neonatal passou a ser terceirizado. Na ocasião do lançamento também foi assinado o contrato com a empresa SAT Assessoria e Apoio LTDA, que vai trazer redução nos gastos, segundo explicou o diretor-presidente do Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), Sávio Guerreiro. "Após um levantamento, constatamos que contratar uma empresa para realizar as quatro fases do teste do pezinho sairia mais em conta do que executar as duas fases como fazíamos antes", disse.
Além da ampliação das fases da Triagem Neonatal, uma parceria com o Ministério da Saúde possibilitou estender o Teste do Pezinho para todo o Estado. Os municípios terão postos de coleta e as amostras serão encaminhadas, via correio, para o laboratório da empresa. A expectativa é que 90% dos recém-nascidos passem pelo teste.
Para o governador do Estado, Waldez Góes, trabalhar a prevenção traz qualidade de vida à população. "Este é um grande ganho para a saúde pública do Estado. Em meio a maior crise que já atravessamos, estamos conseguindo fazer política de prevenção, ampliando as fases do Teste do Pezinho e possibilitando que mais recém-nascidos sejam atendidos pelo serviço", finalizou.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!