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Viaduto da Integração: obras para base de fundação da estrutura já estão 50% concluídas

Serviços consistem em escavações e na implementação de estacas que irão sustentar o elevado.

Por Jamylle Nogueira
17/03/2022 20h16

Até o momento 32 estacas já foram instaladas na pista sentido Santana/Macapá, e as escavações seguem para a pista sentido Macapá/Santana onde serão instaladas mais 32 estacas de metais.

O Governo do Amapá já alcançou 50% das obras da base da fundação que vai sustentar o Viaduto da Integração. Quando concluído, o elevado vai interligar as zonas Norte e Oeste da capital, por meio das rodovias Norte-Sul e Duca Serra (AP-020).

Para construir a base, serão utilizadas 64 estacas de metal, que pesam aproximadamente 120 toneladas. Até o momento, 32 estacas já foram instaladas na pista sentido Santana/Macapá, e as escavações seguem para a pista sentido Macapá/Santana, onde serão instaladas mais 32 estacas de metal.

A previsão é de que, até o final de março, 100% das instalações de estacas estejam concluídas. Uma vez finalizada esta etapa, serão implementadas as obras de conclusão da base.

De acordo com o superintendente responsável pela obra do viaduto, Manoel Félix, essa é uma das etapas mais importantes para que a estrutura seja erguida.



“Após a implementação das estacas, iremos colocar os blocos de coroamento, que são feitos de concreto e fazem parte da conclusão da base.  Quando finalizarmos esse processo, o próximo passo será a construção de lajes inferiores e superiores que prosseguirá para a fase de acabamentos”, explica Félix.

A primeira etapa da fundação - que consiste na pavimentação do desvio do viaduto e início da construção da base de sustentação - estava prevista para ser feita em 90 dias, porém foi concluída em um mês.

Para melhor andamento da obra e fluxo no trânsito, foi construído um tapume para o desvio do tráfego.



Viaduto da Integração

A estrutura elevada terá, ao fim da obra, quatro pistas de rolamento e outras vias de acesso à região metropolitana, com capacidade de comportar diariamente mais de 100 mil veículos.

Os serviços estão sendo coordenados pela Secretaria de Estado de Transporte (Setrap). O  gestor da pasta, Benedito Conceição, reforçou que, por se tratar de uma obra complexa em uma rodovia com fluxo intenso, sempre que necessário mudanças no trânsito estão sendo realizadas.

“As mudanças são justamente para evitar o máximo possível de transtornos para a população, e também para dar celeridade à obra. E estamos trabalhando  a todo vapor, além do viaduto estão sendo feitas frentes de trabalho simultâneas, tanto no complexo Norte-Sul, quanto na ponte da Lagoa dos Índios, pois nossa meta é entregar essa obra para a população ainda este ano”, destacou o secretário.

Leia mais: Viaduto da Integração: novo trajeto garante maior fluidez na rodovia Duca Serra

O Gestor também recomenda que os condutores de veículos tenham cautela ao transitar pela rodovia, pois existem muitas máquinas e operários trabalhando no local.

“É importante a compreensão da população. Pedimos que os motoristas sigam recomendações sinalizadas, como velocidade mínima de 50 km/h, pois têm muitos equipamentos na pista e operários”, alerta o secretário.

Obra na Rodovia Norte-Sul

A obra de construção da Rodovia Norte-Sul está em andamento, com as etapas de limpeza, alargamento da via, drenagem e construção de galerias.

O projeto prevê a urbanização de sete quilômetros de extensão, com iluminação, ciclovia, passeio público e pista de cooper. Além do viaduto de ligação com a Duca Serra, um outro elevado será erguido no eixo de ligação da Norte-Sul. A obra está orçada em R$93,3 milhões, dos quais R$22 milhões foram articulados pelo senador Davi Alcolumbre junto à bancada federal do Amapá. 

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