Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

“Agora tenho meu trabalho reconhecido pela sociedade” diz artesã ao receber carteira profissional

Semana do artesão valoriza e oportuniza categoria em programação que segue até domingo, 27.

Por Redação
19/03/2022 19h00

A programação da Semana do Artesão terá duração de nove dias, com atividades simultâneas.A programação da Semana do Artesão terá duração de nove dias, com atividades simultâneas.

Neste sábado,19, Dia Estadual do Artesão e feriado de São José, padroeiro da categoria, aconteceu, no Museu Sacaca, a abertura da Semana do Artesão que está sendo promovida pelo Governo do Estado, com nove dias de duração.

O primeiro dia do evento foi marcado pela reinauguração da unidade da Casa do Artesão e a entrega de carteiras de artesão e trabalhador manual. A artesã Ângela Nunes, que recebeu a carteira a nível estadual, disse que a programação dá visibilidade a quem produz amor e arte com as próprias mãos.

“Deus nos presenteou com o dom de criar com as mãos, isso é o artesanato. Estou lisonjeada, pois essa carteira significa que eu sou uma artesã comprometida com o trabalho e reconhecida pela cidade”, comemorou Ângela.

A carteira profissional estadual e/ou nacional possibilita benefícios como a participação em feiras de artesanato nacionais e internacionais; participação em oficinas e cursos de artesanato e acesso a incentivos fiscais. Ao longo da semana, o documento será entregue aos artesãos.

Durante o evento, a deputada estadual, Edna Auzier, que preside a Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa (ALAP), falou do compromisso em criar condições aos trabalhadores da categoria em parceria com o governo.

“Eu e o deputado Max da AABB estamos viabilizando, junto a bancada, a criação de uma linha de crédito para os artesãos em uma parceria com a Agência de Fomento (AFAP). Nosso dever é resgatar e fortalecer nossa herança cultural, que vem por meio do artesanato”, disse a parlamentar, que também é autora de um projeto de lei, aprovado pela ALAP, que cria o selo de produtos indígenas do Amapá, que está em fase de sanção pelo executivo.

Programação
A programação da Semana do Artesão terá duração de nove dias, com atividades simultâneas em diversos ambientes como oficinas, palestras, fomento, shows musicais, apresentações culturais, desfile, inauguração de obras e feira de artesanato, com encerramento no domingo, 27. O evento é coordenado pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete).

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO AQUI

O governo também está trabalhando para a inauguração da Praça de Alimentação Sabores do Amapá, com a entrega das chaves dos boxes para os 30 empreendedores e a obra de reforma da Casa do Artesão.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!