Iepa prevê chuvas com intensidade variada em julho
Os estudos preveem que possa cair, pelo menos, 150 milímetros de água em todo estado durante este mês.
O Núcleo de Hidrometeorologia do Instituto de Pesquisas do Amapá (Iepa) informou que o mês de julho será de pancadas de chuvas com intensidade que varia de fraca a forte. Os estudos preveem que possa cair, pelo menos, 150 milímetros de água em todo estado durante este mês. A Defesa Civil do Estado está preparada atuar em qualquer adversidade que possa acontecer em decorrências das chuvas no Amapá.
De acordo com o meteorologista do Iepa, Jefferson Vilhena, essas chuvas deverão cair nos finais de tarde e início das noites na forma de pancada rápida acompanhada de ventos fortes e trovoadas.
“Não identificamos nenhuma adversidade em relação as chuvas deste mês, fato que nos deixa tranquilos em relação a repetição de acontecimentos como o vendaval da semana passada que deixou muitas casas destelhadas devido às fortes chuvas acompanhadas de rajadas de vento”, lembrou.
Estas chuvas podem ocorrer em forma de pancadas fortes em áreas localizadas como a região metropolitana do Estado que compreende a capital Macapá, Santana e Mazagão, acompanhadas de fortes rajadas de ventos e trovoadas.
Para esse final de semana, a previsão é de chuvas alternando de intensidade fraca a moderada sobre os municípios de Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Pedra Branca e Serra do Navio, com acumulados variando entre 2 e 18 milímetros.
As chuvas fortes deverão atingir os municípios de Pracuúba, Tartarugalzinho, Cutias, Ferreira Gomes, Porto Grande e Itaubal, com acumulados que podem variar entre 40 e 70 milímetros. Estas chuvas poderão se estender para a capital e região metropolitana. A previsão também aponta que pancadas rápidas de chuvas acompanhadas de ventos fortes também poderão ocorrer em outras áreas no Estado.
Defesa Civil e Sims
A Defesa Civil do Estado e a Secretaria de Inclusão e Mobilização Social do Estado do Amapá (Sims) contam com equipes que trabalham em conjunto e estão preparadas para atender qualquer tipo de ocorrência.
O objetivo do trabalho em conjunto é realizar o levantamento das vítimas e perdas em casos de desabrigados e desalojados, além de identificar documentações perdidas e providenciar abrigos. Essa ação acontece em decorrência dos últimos acontecimentos com chuvas fortes no Amapá.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!