Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Parceria: 100 novos monitores multiparâmetros compõem Rede Estadual de Saúde do Amapá

Equipamento é responsável por indicar em tempo real os sinais vitais do paciente, como nível de oxigênio no sangue e batimentos cardíacos.

Por Redação
22/03/2022 20h55

Aparelhos estão avaliados em R$ 2,4 milhões e foram doados ao Amapá.

A Rede Estadual de Saúde agora conta com 100 novos monitores multiparâmetros para reforçar o atendimento nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), salas de estabilização e semi-intensivas dos hospitais. Os equipamentos, avaliados em R$2,4 milhões, foram doados para o Estado pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do programa Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP).

O monitor multiparâmetro é o equipamento responsável por indicar em tempo real os sinais vitais do paciente como nível de oxigênio no sangue e batimentos cardíacos, possibilitando o acompanhamento e evolução do quadro clínico através de informações confiáveis e gerando alarmes em caso de condições fora da normalidade.

Os aparelhos são produzidos no Brasil pela PDP, estratégia estabelecida entre o Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a empresa de dispositivos médicos Lifemed e o Ministério da Saúde (MS).

O secretário adjunto de atenção à Saúde, José Everton Gomes, explicou que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) está fazendo um levantamento para a distribuição de forma proporcional dos equipamentos entre as unidades da rede estadual de saúde.

“A doação desses equipamentos foi uma tratativa entre a Sesa e Ministério da Saúde, em que tivemos uma troca de informações para fortalecer a nossa rede de assistência. Esses monitores nos darão subsídio para fortalecer e ampliar o atendimento de pacientes que precisam de leitos de terapia intensiva”, disse.

De acordo com a assessora técnica do MS, Patrícia Honório, a distribuição dos aparelhos aos estados faz parte das novas políticas do Governo Federal voltadas para o fortalecimento da rede de alta complexidade após a diminuição dos casos de covid-19.

“Estamos modernizando a rede de alta complexidade, já que são equipamentos que ficam obsoletos com o passar do tempo e que são essenciais para ampliação e manutenção desses leitos”, destacou.

Os monitores possuem tecnologia líder de mercado e tem a garantia de 1 ano assegurada pela Lifemed que possui representação no Amapá, o que permite que eles recebam periodicamente calibração e prevenção preventivas, garantindo a segurança dos pacientes.

PDP

A parceria entre UEPB e o MS prevê que os alunos da instituição possam ser capacitados na fabricação dos equipamentos e, em troca do financiamento, o MS recebe os equipamentos que podem ser distribuídos conforme solicitação dos estados.

O PDP é um programa do Governo Federal que busca a cooperação, mediante acordo entre instituições públicas e entidades privadas, para desenvolvimento, transferência e absorção de tecnologia, produção, capacitação produtiva e tecnológica do país em produtos estratégicos para atendimento às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!