Hemoap e agências transfusionais hospitalares assinam termo de cooperação técnica
Após a assinatura, as agências passam a ser de responsabilidade dos hospitais e o hemocentro atuará como suporte técnico.
Agências transfusionais são unidades hemoterápicas que armazenam os componentes sanguíneos para as transfusões.
O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), assinou termo de cooperação técnica com as agências transfusionais das unidades hospitalares do Estado, em cerimônia realizada na quinta-feira, 31.
As agências transfusionais eram, até então, responsabilidade do Instituto e após a assinatura do termo, elas serão mantidas e monitoradas pelo hospital ao qual pertencem, e o Hemoap continuará apenas com o apoio técnico, por ser o hemocentro coordenador.
“Dessa forma poderemos melhorar a qualidade do atendimento de transfusões de sangue e delegar maior responsabilidade para as equipes de cada hospital”, afirmou a diretora do Hemoap, Ruimarisa Martins.
Também participaram do evento os seguintes diretores: Hospital de Emergência (HE); Mulher Mãe Luzia (HMML); Clínicas Dr. Alberto Lima (HCAL); de Santana (HES); de Laranjal do Jari (Helaja) e o de Oiapoque (HEO).
Agência transfusional
Agência transfusional é um setor hematológico que armazena sangue e componentes; realiza exames imuno-hematólogicos; pré-transfusionais, controla, libera e transporta hemocomponentes para uso em procedimentos realizados nos hospitais.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!