Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Seletiva do Gymnasíade: Governo prepara estrutura de segurança e saúde para receber os atletas

Além da infraestrutura, o Estado planejou toda a assistência em internet e visitas culturais pela a capital, Macapá.

Por Jamylle Nogueira
06/04/2022 18h24

Atletas já estão em Macapá.

Os primeiros 234 atletas que participarão da seletiva nacional de Gymnasíade, chegaram nesta quarta-feira, 6, em solo amapaense. E para recebê-los, o Governo do Amapá preparou toda estrutura com serviços e medidas de segurança, saúde, assistência em internet, visitas culturais e a revitalização na infraestrutura do Ginásio Avertino Ramos que sediará a seletiva.

Os atletas de taekwondo - primeira modalidade da seletiva- foram recepcionados com uma apresentação calorosa de marabaixo e mensagem de boas-vindas.


No decorrer da semana, as delegações poderão prestigiar diversas apresentações culturais e realizar citytour nos pontos turísticos como a Fortaleza de São José e o Marco Zero do Equador.


Confira algumas medidas e serviços de assistência preparadas pelo Governo para os atletas e técnicos durante o evento:

Segurança

O Governo atuará em conjunto com os órgãos federais, estaduais de segurança pública e de trânsito, para execução das medidas de segurança externa, incluindo a sinalização das vias de acesso, bloqueio de ruas e isolamento de áreas. Tudo isso é para garantir a proteção dos participantes durante o embarque e desembarque no local de competição, nos locais de hospedagem e nas outras atividades constantes da programação da seletiva.

Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) será responsável pelo atendimento médico aos participantes. Durante as disputas será montado no local da competição um posto médico com equipe multiprofissional, capacitada para atendimentos de urgência e emergência.

Uma ambulância de suporte avançado ficará disponível no Ginásio Avertino Ramos, caso seja necessário encaminhar algum atleta para avaliação em uma unidade hospitalar especializada. Além disso, um profissional de saúde ficará disponível para atender as delegações nos hotéis em que ficarão hospedados.

Eles também poderão contar com a rede estadual de média e alta complexidade para atender emergências, trauma ortopédicos, casos clínicos, cirúrgicas, com rede de apoio clínico laboratorial e exames de imagem. Ao todo, diariamente serão 15 profissionais entre médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos de enfermagem a disposição para atendimento dos atletas.

Assistência à internet

No Ginásio foi instalada uma estrutura de internet necessária para as transmissões ao vivo das seletivas, que ocorrerá através do canal oficial do youtube da Confederação Brasileiras de Desporto Escolar (CBDE): (77) CBDE Brasil - YouTube. Além disso, será disponibilizado acesso para os participantes e no local de competição terá uma equipe de manutenção de informática e internet.

Acompanhamento

Além da organização feita pela CBDE, que será responsável pelo translado e hospedagem das delegações, uma equipe com 15 monitores e bolsistas do programa Amapá Jovem irão acompanhar e direcionar os atletas para cumprir toda agenda durante o dia, entre credenciamentos, refeições e competições.

Seletivas

O Amapá vai receber, pela primeira vez, a seletiva nacional dos Jogos Escolares Mundiais – Gymnasiade 2022, nas modalidades de taekwondo e wrestling (conhecido como luta olímpica), que acontecerá no período de 6 a 12 de abril, no Ginásio Avertino Ramos, em Macapá.

O Governo do Estado montou toda a estrutura para a competição e conta com o apoio da Confederação Brasileiras de Desporto Escolar (CBDE) no translado e hospedagem para as delegações.

Ao todo, 539 atletas dos 26 estados e do Distrito Federal estarão na capital amapaense. As primeiras delegações chegaram em Macapá em 6 de abril.


O Gymnasiade será realizado em duas etapas. As disputas começam com o taekwondo, no período de 6 a 9 de abril. Depois, será a vez dos lutadores de wrestling brigarem por um lugar ao pódio até o dia 12. A seletiva vai definir os atletas que representarão o país no mês de maio, na França, na fase internacional, que é considerada os Jogos Olímpicos para esportistas em idade escolar.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!