Durante formatura de novos policiais, Waldez anuncia contratação de bancas para concursos da PM e do Corpo de Bombeiros
Os 261 policiais formados nesta quarta-feira, 6, serão distribuídos aos batalhões de toda corporação.
São 261 novos policiais militares para atender a populaçaõ amapaense.
Nesta quarta-feira, 6, o governador, Waldez Góes, anunciou que está prevista para a próxima semana a contratação das bancas responsáveis pelos novos concursos do Corpo de Bombeiros (CBM/AP) e da Polícia Militar (PM/AP). O anúncio aconteceu durante a formatura de 261 soldados que, em breve, serão distribuídos pelos batalhões da PM.
Os novos policiais formaram-se no Curso de Formação de Soldados (CFSD) 2021, que iniciou em agosto de e teve oito meses de duração. A turma recebeu o nome de "Soldado Ranolfo Silva Alcântara", em homenagem e preservação da memória do policial que morreu em janeiro de 2022, ao tentar evitar um assalto, em Macapá.
“Temos uma polícia cada vez mais preparada e mais presente na comunidade. Estamos mantendo os investimentos permanentes em infraestrutura, tecnologia, pessoal e valorização, e na próxima terça-feira, 12, faremos a contração da banca para a realização de um novo concurso da PM”, anunciou Góes.
Um dos novos policiais é o Felipe Félix, de 32 anos, o primeiro colocado deste Curso de Formação.
“Estou muito feliz, é muita emoção. Todos nós que estamos aqui hoje somos merecedores, pois passamos por um curso que exige muito de nós e hoje concluímos com êxito para servir a população amapaense”, afirmou o soldado.
Sobre o novo certame da PM, Góes detalhou que a exigência de altura mínima para os candidatos será reduzida. Quanto à formação, será exigido o ensino médio, pois, ao concluir o curso de CFSD, o aluno sairá com a graduação de nível superior tecnólogo em Segurança Pública. Outra novidade, é que será o primeiro concurso com uma turma de 600 alunos para o Curso de Formação.
Góes também anunciou que, na segunda-feira, 11, acontecerá a aula inaugural do Curso de Formação de Sargentos dos Bombeiros e da Polícia Militar, gerando mais oportunidade de qualificação, formação e de crescimento dentro das instituições e melhor prestação de serviços para a sociedade.
Amapá, referência na segurança pública
Durante a formatura, o secretário de Justiça e Segurança Pública, Coronel Carlos Souza, fez um balanço dos investimentos do governo no setor.
“Esses novos soldados vão ampliar o efetivo e garantir melhor serviço para a população amapaense. Somos referência para outros estados, como Pernambuco, que virá ao Amapá para acompanhar como conseguimos realizar 15 obras na segurança ao mesmo tempo, modernizamos o nosso parque tecnológico e modernizar o Centro Integrado de Operações e Defesas Sociais, captação e execução de recursos” disse o gestor.
De acordo com o comandante geral da PM/AP, coronel Paulo Matias, mesmo com as dificuldades financeiras e crise enfrentada, foi possível realizar o curso e assegurar mais policiais para o efetivo.
“Foram oito meses de preparação desses novos soldados, que hoje estão formados e prontos para servir a população amapaense”, afirmou Matias.
Com os 261 novos soldados, o governo dá continuidade nos investimentos do programa Estado Forte Povo Seguro, um reforço no efetivo para garantir a segurança da população amapaense e combater o crime a violência em todo o estado.
Estado Forte, Povo Seguro
O Governo do Amapá realiza o maior investimento na Segurança Pública por meio do programa "Estado Forte, Povo Seguro”, com aplicação de recursos que ultrapassam R$ 290 milhões, fruto da parceria com a Bancada Federal e contrapartidas do Tesouro Estadual, que permitem a entrega de novos prédios, armamentos, viaturas, ambulâncias, caminhões de combate ao fogo, mobílias, sistema de rádio de comunicação, novo parque tecnológico, realização de concursos públicos, entre outras.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!