Governador oficializa abertura do Curso de Formação de Sargentos para militares da PM e Corpo de Bombeiros
Durante a cerimônia, Waldez Góes falou sobre os investimentos em Segurança Pública e na Nova Economia do Amapá.
O Curso de Formação de Sargentos será ministrado para 217 policiais e 131 bombeiros.
O governador, Waldez Góes oficializou, nesta quarta-feira, 13, a aula inaugural do Curso de Formação de Sargentos para 348 militares do Corpo de Bombeiros (CBM/AP) e da Polícia Militar (PM/AP). A cerimônia ocorreu no prédio da Igreja Paz Church, na capital.
O Curso de Formação de Sargentos será ministrado para 217 policiais e 131 bombeiros, com duração de 6 meses e aproximadamente 1000h/aula - inicialmente à distância e, posteriormente, presencial. A formação tem como base a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Os alunos que concluírem o curso estarão aptos para ascenderem à graduação de 3º Sargento do Quadro de Combatente das corporações.
Na aula magna do curso, o chefe do executivo palestrou sobre o tema: Nova Economia do Amapá, com foco setor da segurança. Góes enfatizou que o programa “Estado Forte Povo Seguro” se trata de uma política de Estado que observa, planeja e investe em todos os segmentos da Segurança Pública e da Defesa Civil e Social. Ele acrescentou que a estratégia construída pelo governo em parceria com civis e militares vai permitir que os próximos governos colham os frutos, como a execução de obras, investimentos e recursos federais que foram captados dentro da estratégia.
“Com governança, conseguimos, mesmo em tempos difíceis, organizar as contas públicas, manter as agendas de promoção, progressão, e agenda de convocação de novos concursos. Das mais recentes iniciativas para a pasta da segurança, incorporamos, por definitivo, mais de 260 militares para servir o estado de Oiapoque ao Jari e estamos prestes a lançar o edital dos concursos da PM e Corpo de Bombeiros”, frisou.
Góes lembrou que adventos nos últimos anos - como o apagão de energia , a pandemia de covid-19 e a crise econômica que o país enfrentou - foram cruciais para o Amapá se reinventar nas políticas públicas e estratégias para o equilíbrio da economia.
“Nós somos um exemplo para o Brasil, sendo o primeiro estado a viabilizar recursos federais para investimentos no setor da segurança pública. Com modelagens de concessão para o saneamento com universalização da água e esgoto e que destravou R$930 milhões para os 16 municípios; concessão plena de resíduos sólidos; concessão do setor elétrico; da Floresta Nacional do Amapá e já estamos formulando, junto ao BNDES, mais uma concessão de ativos florestais. Um legado que deixamos para as futuras gerações”, conclui o governador.
Nova Economia
A Nova Economia do Amapá, é um Plano Estadual de Desenvolvimento da Economia Circular para o período 2022-2030, que une um conjunto de políticas públicas para um novo e mais eficiente modelo de desenvolvimento econômico para o Estado, com a previsão de geração de mais emprego e renda, respeitando o meio ambiente e oportunizando a qualidade de vida aos amapaenses.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!