Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Estado treina novos médicos socorristas do Samu

Profissionais atuarão na regulação de ambulâncias e no socorro direto à população

Por Redação
19/04/2022 17h40

O serviço do Samu pode ser acionado através do número 192. As ligações são atendidas por telefonistas que registram informações do local e detalhes da emergência médica ou acidente.

Nesta terça-feira, 19, os novos integrantes da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) receberam treinamento prático sobre como atuar em situações corriqueiras na unidade, tais como acidentes de trânsito, quedas com ferimentos e fraturas.

Os quatro novos médicos encaminhados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) prestarão assistência na regulação de ambulâncias, avaliando qual veículo é indicado para cada caso, e no atendimento de emergências clínicas e de traumas, prestando socorro às vítimas.

Nos treinamentos, aperfeiçoamos a prestação de socorro e tiramos dúvidas sobre diversos tipos de ocorrências. A intenção é que daqui o socorrista saia munido de habilidades e entendimentos para agir com assertividade diante de uma situação real de salvamento de vidas”, disse a diretora do Samu, Eberenice Ferreira.

Como e quando acionar o Samu

O serviço do Samu pode ser acionado através do número 192. As ligações são atendidas por telefonistas que registram informações do local e detalhes da emergência médica ou acidente.

Logo em seguida, o caso é repassado para um médico que faz a regulação da ocorrência, presta orientações de primeiros socorros e decide o tipo de ambulância a ser enviada para a assistência. As ambulâncias possuem uma equipe composta por: um condutor, um técnico em enfermagem, um enfermeiro e um médico.

Os socorristas atendem emergências clínicas e acidentes, como por exemplo: dores repentinas no peito, envenenamento, perda de consciência, desmaio, hemorragia, crises convulsivas, acidentes de trânsito, acidentes por arma de fogo ou arma branca, quedas com ferimentos e fraturas, ataques de animais, afogamento, queimaduras, entre outros.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!