Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Vale do Jari: Waldez acompanha ações às famílias atingidas pela inundação e assegura fomento a empreendedores afetados

Desde o início do período chuvoso, o Governo do Estado realiza o monitoramento e antecipa estratégias para garantir segurança alimentar e minimizar vulnerabilidades.

Por Redação
30/04/2022 16h08

Nível do Rio Jari atingiu a marca de 2,99 metros, neste sábado, 30.

O governador do Amapá, Waldez Góes, esteve neste sábado, 30, nos municípios de Laranjal Vitória do Jari para acompanhar as ações de segurança alimentar e assistência social às famílias atingidas pela inundação.

Desde 14 de abril, o Estado reconhece a Situação de Emergência declarada pelos dois municípios em função da elevação do Rio Jari.

Acompanhado do prefeito do município de Laranjal do Jari, Márcio Serrão, e de equipes de assistência e de defesa social, Góes reforçou o monitoramento das ações de assistência, mobilidade e infraestrutura no município.

“Com apoio das prefeituras, Governo Federal, concluímos nossa visita monitorada, aqui, no vale do Jari, de assistência às famílias atingidas pelas cheias. Assumimos novos compromissos. Agora também daremos assistência aos pequenos empreendedores, pois já estamos dando resposta nas áreas social e de saúde, agora daremos resposta na atividade econômica. O estado também auxiliará no projeto de infraestrutura da elevação e implantação de novas galerias da rua Tancredo Neves”, destacou o chefe do executivo.

Sobre o apoio aos empreendedores, o govenador disse que, na próxima terça-feira, 3, enviará a cidade uma equipe da Agência de Fomento do Amapá (Afap), para verificar linhas de crédito para os autônomos atingidos pela enchente se recuperarem dos prejuízos.

Já na quarta-feira, 4, o Estado enviará uma equipe de Infraestrutura para fazer estudos de como auxiliar a equipe da prefeitura no projeto de elevar a rua Tancredo Neves, principal via comercial da cidade. O objetivo do projeto é elevar cerca de 50 centímetros a via, a fim de evitar futuros alagamentos na cheia do Rio Jari. Para isso, será preciso a instalação de novas galerias – é onde o Estado vai auxiliar.

De acordo com a Secretária de Inclusão e Mobilização Social, Darlita Daniela, o acompanhamento às famílias conta, também, com a ampliação do programa Renda para Viver Melhor.

“Estamos realizando o mapeamento dessas famílias que se encontram em vulnerabilidade social. As ações de entregas de alimentos e água continuam. Nosso objetivo é que mais pessoas sejam beneficiadas”, pontuou a gestora.

Assistência as famílias

O Governo do Estado já enviou mais de 182.952 quilos de alimentos e 42 mil litros de água mineral as famílias atingidas, além de kits de medicamentos e insumos médicos.

As ações de assistência humanitária são organizadas pela Secretaria de Estado de Inclusão e Mobilização Social (Sims), junto à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-AP), e seguem o direcionamento do Comitê de Crise, composto pelos chefes do executivo estadual, municipal e secretários estaduais e municipais.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!