Alunos da rede estadual de ensino passarão por avaliação nutricional
Objetivo é identificar os distúrbios nutricionais possibilitando realizar uma intervenção de forma a auxiliar na recuperação e manutenção da saúde dos alunos.
A previsão é que o trabalho inicie no período de retorno das férias escolares, no mês de agosto de 2016.
O Núcleo de Alimentação Escolar (NAE) da Secretaria de Estado da Educação (Seed) adquiriu na quarta-feira, 6, equipamentos de 15 kits contendo balança, estadiômetro, fita antropométrica, prancheta e calculadora. Os materiais serão utilizados na avaliação nutricional dos alunos da rede estadual de ensino.
O objetivo é identificar os distúrbios nutricionais possibilitando realizar uma intervenção de forma a auxiliar na recuperação e/ou manutenção do estado de saúde dos alunos por meio da coleta de dados antropométricos verificando peso, altura e circunferência abdominal.
A gerente do NAE, Louise Redig esclarece que avaliação nutricional completa e individualizada compete ao profissional nutricionista e este trabalho será feito em parceria com as escolas, os pais e responsáveis desses alunos. Eles terão que responder a formulários com perguntas referentes à alimentação, rotina e preenchimento dos dados antropométricos.
“Queremos ajudar no diagnóstico da composição nutricional dessas crianças e jovens, para tentar fazer as devidas correções em casos de doenças frequentes na infância, como: diabetes e a obesidade”, explicou Louise Redig.
A previsão é que o trabalho inicie no período de retorno das férias escolares, no mês de agosto de 2016.
NAE
O Núcleo de Alimentação Escolar atendeu em 2015 mais de 30 mil alunos. A atuação dos profissionais de nutrição e técnicos é desempenhada, principalmente, através de ações de acompanhamento nutricional, levando em consideração os hábitos alimentares.
Os cardápios foram específicos para cada localidade do Estado e modalidades de ensino: Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Médio, Fundamental I e II, Mais Educação, Quilombola e Indígena.
Durante todo ano foram realizadas capacitações para os manipuladores de alimentos de todas as escolas da capital, estendendo-se para as unidades escolares do interior. Em pauta, assuntos como higienização, manipulação de alimentos, procedimentos da cozinha, estocagem dos alimentos e preparação.
As capacitações também foram direcionadas aos gestores, principalmente no que se refere ao cardápio e a prestação de contas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!