Centro de Referência em Doenças Tropicais completa marco de 100 cirurgias dermatológicas no Amapá
Procedimentos, como biópsias e cirurgias para retirada de câncer de pele, são oferecidos aos pacientes da unidade desde setembro de 2021.
Dos 100 casos tratados até o momento, 5 são de melanoma - o tipo mais grave de câncer de pele.
O Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT) completou 100 cirurgias dermatológicas nesta segunda-feira, 16 - os procedimentos, como biópsias e cirurgias para retirada de câncer de pele, são oferecidos aos pacientes da unidade desde setembro de 2021. A ação reduz a necessidade dos amapaenses buscarem tratamentos fora do estado.
Dos 100 casos tratados até o momento, 5 são de melanoma - o tipo mais grave de câncer de pele. A médica dermatologista do CRDT Larissa Góes detalha que uma ação conjunta com o Hospital de Clínicas Doutor Alberto Lima (Hcal) permite a realização das cirurgias.
“Os pacientes atendidos no CRDT com a necessidade de serem submetidos a procedimento cirúrgico, como biópsia ou cirurgia para retirada do câncer de pele, são operados por médicos do CRDT no centro cirúrgico do Hcal”, disse a médica.
O paciente que apresentar qualquer tipo de lesão de pele precisa passar por uma consulta com o médico do posto de saúde mais próximo da sua casa. Se o médico identificar a lesão como sendo suspeita, ele encaminhará o paciente ao CRDT para passar por uma triagem inicial. Os casos suspeitos de câncer de pele são então direcionados ao ambulatório de oncologia cutânea e dermatoscopia, exclusivo para o acompanhamento dos casos de câncer de pele no CRDT.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!