Amapá Cacau: Governo monta vitrine tecnológica para mostrar aos produtores os processos do cultivo da planta
Área de cultivo fica na zona oeste de Macapá e permite que os agricultores conheçam todo o processo, desde o plantio até a colheita da cultura.
Muda de cacau em plantio consorciado, sendo colocada nas entre linhas, da plantação de milho e mandioca.
O Governo do Amapá está implantando uma “vitrine tecnológica” experimental para demonstração correta do plantio do cacau. O objetivo da ação é mostrar aos produtores as diversidades, o desenvolvimento e os benefícios da cultura. A área escolhida fica no campo da Escola Estadual de Tempo Integral Pe. João Piamarta, na zona oeste de Macapá. Os serviços são coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
A vitrine faz parte do Programa Amapá Cacau. No local, a reprodução do arranjo vai desde o plantio até a colheita até a colheita; também há assistência técnica ininterrupta por parte da SDR.
O técnico da pasta, Luiz Cabral, explicou que são 600 mudas para desenvolver a cultura, a ideia é indicar ao produtor com dever ser todo o tratamento do arranjo.
“O cacau é uma cultura nova no Amapá e, no campo, o agricultor tem receio de certas mudanças, por isso, montamos esse espaço para evidenciar como procedemos com essa cultivo, desde a muda até o plantio na terra”, informou.
No ambiente, já é possível ver as mudas plantadas de maneiras diferentes, como o cultivo simultâneo com culturas de curto e médio prazo, como mandioca e milho; além do plantio com cultivares permanentes.
“O sistema usado com o cacau é o agroflorestal, que utiliza as entre linhas das plantações de outras culturas e principalmente, o sombreamento das demais plantações. Aqui, nessa vitrine já temos reproduzidas todos esses cenários e vamos expandir esse panorama do cacau”, destacou o técnico, Cabral.
No ultimo dia 19 de maio, o Governo lançou uma chamada pública que atenderá 500 produtores, com repasse de sementes, mudas e auxílio técnico em nove municípios com um investimento de R$22 milhões.
Leia: Amapá Cacau: Waldez oficializa chamada pública que incentiva a cadeia cacaueira no estado
O programa, em sua primeira etapa, já disponibilizou 100 mil sementes de cacau que foram germinadas, transformadas em mudas e repassadas para 100 agricultores dos municípios de Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande e Ferreira Gomes.
Parceria
O Amapá Cacau é um programa de estado e tem parceria com a Federação de Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) e Ceplac/PA, que oferece sementes, capacitação e assistência aos servidores da SDR e Rurap, sobre o implantação do arranjo no Amapá.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!