Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Amapá emite portaria para facilitar regulação de pacientes de saúde mental

Documento desburocratiza entradas de pessoas com surtos psicóticos no Hospitais da rede estadual.

Por Redação
29/06/2022 11h10

Profissionais de saúde mental e médicos atuantes nos hospitais da rede estadual se reuniram com a intenção de consolidar uma nova portaria de regulação de pacientes que sofrem de surtos psicóticos.

Através da portaria nº 0432/2022, os hospitais porta de entrada poderão receber os pacientes em surto.

“O mais importante é conseguirmos acelerar o processo de atendimento e da possibilidade de internação ou não desse paciente, dessa forma, tratando esse paciente da melhor forma possível, fazendo com que ele saiba exatamente onde e quanto tempo ele ficará na rede”, explicou o coordenador de saúde mental da Sesa, Mário Costa.

O Pronto Atendimento Infantil (PAI) receberá os menores de 18 anos e contará com o apoio da escala volante multiprofissional de saúde mental e referenciará para o Hospital da Criança e Adolescente (HCA) conforme a necessidade de internação.

O Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML) receberá as pacientes gestantes e puérperas. E a clínica de saúde mental do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal) os pacientes maiores de 18 anos.

“Esta alteração facilitará o fluxo dos pacientes, e reforçará as outras portas de entrada das pessoas com surtos psicóticos, isso é importantíssimo para melhorar o atendimento e facilitar o tratamento”, afirmou a psicóloga Elcilene Oliveira.

O gerente do núcleo médico do Hospital de Emergência, José Ronaldo, explica como funciona o serviço do HE e como a regulação desses pacientes é necessária para acelerar o atendimento.

“O serviço de emergência faz o atendimento inicial dos pacientes, e a partir disso precisamos referenciar essas pessoas para os locais específicos que atendem as especialidades, essa nova portaria vai otimizar essa transferência para os locais necessário específicos”, afirmou o médico.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!