Núcleos de Mediação de Conflitos serão criados nas escolas do Estado
Programa piloto de pacificação já ocorria nas escolas desde julho 2015, e foi oficializado nesta terça-feira.
As escolas estaduais vão ganhar espaços para mediar conflitos e melhorar as relações nas instituições de ensino. O programa piloto de pacificação já acontece desde julho de 2015, e nesta terça-feira, 12, foi oficializado por meio de um termo de cooperação técnica.
A ideia é criar um diálogo entre alunos, familiares, professores e funcionários das escolas públicas. Para isso, será criado nas escolas o Núcleo de Mediação de Conflitos e o Curso de Formação de Instrutores Multiplicadores em Mediação, para atuarem como agentes nessas unidades.
A iniciativa envolve, além da Secretaria de Estado de Educação (Seed), o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), a Defensoria Pública do Estado e a Prefeitura de Macapá.
Além da mediação dos conflitos, os núcleos também vão aproximar as instituições de ensino e o Judiciário no combate e prevenção dos problemas que afetam crianças e adolescentes. O acordo terá duração de três anos.
Soluções de conflitos
Inicialmente será realizado o curso de formação de professores e técnicos das escolas, com carga horaria de 40 horas. Após isso, serão instalados os Núcleos de Mediação. Dentro desses núcleos, ocorrerão ações de solução de conflito, através do modo colaborativo, com espaço de escuta, fortalecimento do diálogo, estímulo a capacidade de reflexão e prevenção.
A Defensoria Pública do Estado do Amapá auxiliará as ações do Núcleo com orientação e assessoria jurídica. Para o defensor Geral do Estado, Horácio Magalhães, a cooperação dos órgãos propiciará ações significativas no combate à violência, visando instituir a cultura da paz na vida dos alunos e também dentro das escolas.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!