Bicentenário da Independência: tropas militares e civis ensaiam para desfile de 7 de setembro na avenida FAB
A celebração é preparada pelo Governo do Estado, Exército Brasileiro e Prefeitura de Macapá. Público estimado este ano é de cerca de 30 mil pessoas.
Preparativo ocorreu na rua 30 de Outubro, dentro da área do Exército.
As tropas militares e entidades civis que participarão das celebrações do Bicentenário da Independência do Brasil no Amapá, dia 7 de setembro na avenida FAB, realizaram nesta segunda-feira, 5, um “ensaio” da parada cívico-militar, após mais de 2 anos sem que ocorressem por conta da pandemia de covid-19.
A preparação ocorreu na rua 30 de Outubro, próxima à 22ª Brigada de Infantaria e Selva, dentro da área do Exército Brasileiro. De acordo com o chefe do Gabinete de Segurança Institucional do Governo do Estado (GSI), coronel Adilton Corrêa, são estimados cerca de 1.300 participantes e mais de 30 mil espectadores.
A parada cívico-militar envolve Exército, Marinha, Polícia Militar (PM/AP) e Corpo de Bombeiros (CBM/AP), Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM) e as Forças Armadas da Guiana Francesa (FAG). Uma das novidades, de acordo com Corrêa, é a participação inédita de alunos das escolas de gestão compartilhada militar em conjunto com os militares.
“A celebração deste ano reúne muitos sentimentos, são 200 anos de Independência que ocorrem após dois anos de pandemia, com um público estimado ainda maior que em 2019 [...] A expectativa dos alunos este ano vem para somar ainda mais”, finalizou.
Além da Guarda Civil de Macapá e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), outras instituições participarão do desfile cívico são as associações de Oficiais da Reserva do Exército (Aore); Boinas Rajadas; Bravos Heróis e; a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
Programação
- 8h - Deslocamento das tropas para o local do desfile;
- 8h30 - Revista das tropas pelo comandante da 22ª Brigada de Infantaria e Selva (Bda Inf Sl), Gen. João Roberto Damasceno;
- 8h45 - Revista das tropas pelo governador, Waldez Góes, e o comandante da 22ª Bda Inf Sl;
- 9h - Início da parada militar do Exército, PM/AP e CBM/AP, seguida pelo desfile cívico com Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM) e instituições civis associações de veteranos das Forças Armadas.
Controle de Trânsito
A partir desta segunda-feira, 5, a área entre as ruas Odilardo Silva e Eliezer Levy, onde ocorrerá a montagem das arquibancadas para o público e; entre as ruas Eliezer Levy e General Rondon, onde será montado o palco para instalar o dispositivo e cerimonial, começará a ser isolado.
Já a partir das 23h30 da terça-feira, 6, os condutores de veículos que transitam no sentido zona norte/zona sul devem ficar atentos a interdições das vias em todo o percurso da parada na avenida FAB, que se estende desde a rua Hildemar Maia até a rua São José.]
O gerenciamento do tráfego na região está sendo executado pela Companhia de Trânsito de Macapá (CTMac), com o apoio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran).
Apoio de Saúde
Os atendimentos médicos de urgência e primeiros socorros serão disponibilizados em conjunto, com equipes do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil; Corpo de Bombeiros (CBM/AP); Polícia Militar (PM/AP) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Secretaria de Saúde.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!