Compareceram 71% dos candidatos à fiscal da Receita Estadual nas provas objetivas de conhecimentos gerais
Número de abstenção foi de 28,14% dos inscritos
Dos 5.316 candidatos à fiscal da Receita Estadual aguardados na manhã deste domingo, 18, para as provas objetivas de conhecimentos gerais do concurso público da instituição, 1.496 concorrentes não compareceram no local e horário de aplicação do exame. O número de ausentes nesta primeira etapa do certame representa 28,14% dos inscritos.
São 100 vagas de cadastro de reserva, com remuneração inicial de R$ 22.019, 25. A prova teve 4 horas de duração, dispondo de 60 questões, com caráter eliminatório e classificatório. O exame tem continuidade no período da tarde com a aplicação das provas de conhecimentos específicos, com mais 60 questões e 4 horas de duração, sendo igualmente com caráter eliminatório e classificatório. A divulgação do gabarito das provas objetivas está prevista para a segunda-feira, 19.
Será considerado habilitado o candidato que, simultaneamente, obtiver o mínimo de 60% de acertos na prova de conhecimentos gerais e o mínimo de 60% de acertos na prova de conhecimentos específicos, não tiver zerado em nenhuma disciplina e estiver classificado até a posição-limite estabelecida no edital.
A prova de conhecimento gerais apresentou questões Língua Portuguesa, Raciocínio Lógicomatemático e Matemática Financeira, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Empresarial, Direito Civil e Direito Penal, Contabilidade Geral. Já a prova de conhecimentos específicos, abordará questões de Legislação Tributária do Amapá, Tecnologia da Informação aplicada à Auditoria Tributária, Contabilidade Avançada e Contabilidade de Custos, Direito Tributário e Auditoria Tributária
A secretária Adjunta de gestão de pessoas da Secretaria de Estado da Administração (Sead), Regina Duarte, observou que o concurso público se compõe de quatro etapas, sendo o exame de conhecimentos a primeira fase, seguido dos exames documental e de saúde e, por último, o programa de formação. Foi ressaltado também que o certame conta com candidatos inscritos vindos de todas as unidades da Federação, sendo 70% deste total de concorrentes do Amapá.
“Esse processo de seleção é importante para a reposição de pessoal na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), onde há um grupo de servidores em processo de aposentaria e por se tratar de cargos que trabalham com a arrecadação do Estado”, destacou Regina Duarte.
O engenheiro mecânico, Gleidson Silva, veio de Belém (PA) para participar do certame e disse estar se preparando a aproximadamente dois anos para as provas de conhecimentos, que ele vê como uma oportunidade para garantia de melhoria de vida.
“Vim prestar a prova para fiscal e auditor da Receita Estadual. Espero que a prova esteja boa, apesar de saber que virá bem difícil, mas estamos na expectativa para buscar um lugar e garantir estabilidade. A principal vantagem do concurso público é a estabilidade que o governo dá aos servidores e o salário é muito bom para transformar a realidade minha e da minha família e das pessoas que eu amo”, realçou Gleidson.
O cearense Leon Madeira veio de Sobral (CE) para fazer a prova do concurso público, que o candidato concorrerá tanto para o cargo de fiscal quanto de auditor da Receita Estadual. Ele já é servidor público, mas vê na ocasião uma possibilidade para uma remuneração mais vantajosa.
“Tenho a expectativa muito grande em relação a prova porque já venho estudando a aproximadamente quatro para essa prova. Fico na expectativa muito grande de tudo que eu tenha estudado seja possível cair na prova e ter um bom resultado. Porque a remuneração é muito boa, atrativa e proporciona qualidade de vida. Que eu possa ter um bom resultado e possa conseguir aprovação para daqui a uns meses ser nomeado e vir trabalhar aqui no Estado”, evidenciou Leon Madeira.
Provas para Auditor da Receita
No dia 25 de setembro, o Governo do Amapá aguarda mais 4.414 candidatos ao cargo de auditor da Receita Estadual para as provas de conhecimentos gerais e específicos, também nos dois turnos.
São 150 vagas de cadastro reserva com remuneração inicial também de R$ 22.019, 25.
Acompanhamento e informações
Os atos relativos a este concurso (editais, convocações, avisos e resultados), até a sua primeira fase serão publicados no site da Sead (www.sead.ap.gov.br), no Diário Oficial do Estado do Amapá (https://diofe.portal.ap.gov.br) e no site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br).
As demais fases do Concurso Público serão publicadas exclusivamente no site da Sead (www.sead.ap.gov.br) e Diário Oficial do Estado do Amapá.
Mais concursos
Em 2022, o Governo do Amapá já lançou os editais para os concursos da Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Receita Estadual, Educação, Polícia Técnica Científica (Politec) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), assim como também formou as comissões dos certames para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) da PM e do CBM.
Os novos certames fazem parte do calendário de concursos do Estado do Amapá e integram o planejamento e aperfeiçoamento da gestão pública
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!