Seminário destaca a importância da prevenção na saúde masculina
A ação fez parte da programação pelo Dia Nacional do Homem, comemorado no dia 15 de julho.
O II Seminário Estadual de Saúde do Homem debateu nesta sexta-feira, 15, a importância do autocuidado com a saúde masculina, além de fortalecer a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem nos municípios amapaenses.
A ação fez parte da programação pelo Dia Nacional do Homem, comemorado no dia 15 de julho. O seminário, organizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), teve como tema: "Homem que é Homem Também se Cuida".
De acordo com coordenador Nacional de Saúde do Homem, Francisco Silva, a política nacional tem como público alvo os homens de 20 a 59 anos, abrangendo um total de 204,9 milhões em todo o país. "O homem quando chega a procurar a rede especializada dos serviços de saúde, já apresenta doenças crônicas, na maioria das vezes em um estágio bem avançado, porque ele não está acostumado a procurar um médico e fazer consultas preventivas", explicou.
Um dos objetivos do seminário foi conscientizar a população masculina para os reflexos da baixa procura por serviços de saúde, já que as mortes entre os homens por outros tipos de câncer e por doenças crônicas como hipertensão e diabetes são maiores que no público feminino. Além disso, a ideia é desenvolver a política nacional nos municípios do Estado, melhorando o acesso do público masculino às unidades de saúde.
No Amapá, a falta de interesse dos homens por serviços de saúde acaba se tornando uma questão cultural. "Precisamos fortalecer as campanhas publicitárias, investir em ações, para ajudarmos os homens a superarem os motivos que dificultam seu acesso as unidades de saúde, como por exemplo, o medo do diagnóstico, excesso de trabalho e falta de hábitos com os cuidados de prevenção", comentou Roosevelt Pureza, coordenador estadual de Saúde do Homem.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!