Dia Mundial do Coração: Governo alerta para a prevenção de doenças cardiovasculares
Hospital de Emergências disponibiliza sala vermelha exclusiva para pacientes cardiopatas
Dia 29 de setembro é celebrado o Dia Mundial do Coração é para evidenciar a importância da data, o Governo do Estado orienta sobre prevenção de doenças cardiovasculares.
De acordo com o Ministério da Saúde, as doenças do coração causam o maior índice de morte no mundo e de acordo com o Cardiômetro, indicador criado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, para registro do número de mortes por doenças cardiovasculares no país, o Amapá registra em média mais de 800 mortes anualmente.
Para evitar esses índices é necessário buscar a prevenção e orientações com especialistas, de acordo com o cardiologista da rede estadual hospitalar, Danilo Camargo, são necessários alguns alertas.
“Pessoas com hábitos sedentários precisam estar atentos, pois o aumento de peso é um fator de risco para doenças do coração, pacientes hipertensos e portadores de diabetes necessitam controlar suas enfermidades de forma rigorosa, pois reduz as causas do Infarto Agudo do Miocárdio, conhecimento com infarto” alerta o cardiologista.
Ainda de acordo com o especialista, a pratica de atividades físicas, saúde mental: maneiras de reduzir o estresse, controle de peso, evitar cigarro e consume de bebidas alcoólicas e acompanhamento médico regular é o básico para prevenir doenças do coração.
Na rede estadual de saúde, Hospital de Emergências tem sala exclusiva, pacientes internados com problemas cardíacos recebem tratamento especifico, o setor está devidamente equipado com aparelhos voltados para dar assistência 24 horas, com oito leitos que oferecem comodidade e principalmente segurança, pois os internados precisam de monitoramento e a sala tem os aparelhos específicos para qualquer emergência.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!