Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Maternidade Bem Nascer oferta teste de pezinho para detectar doenças em recém-nascidos

Exames acontecem nas terças e quintas, logo em seguida da marcação, sendo 20 vagas por semana.

Por Redação
07/10/2022 18h21

Exame pode detectar até sete doenças nos recém-nascidos.

O Governo do Amapá oferece na Maternidade Bem Nascer o teste do pezinho para bebês que nasceram na maternidade, assim como em outras unidades de saúde. Com 20 vagas durante a semana, o exame é realizado nas terças e quintas, de 13h às 16h.

O teste acontece no mesmo dia em que é realizada a marcação, dentro das 10 vagas disponíveis em cada dia. Para ter acesso ao exame, é necessário que o responsável pelo bebê leve documento de identificação com foto, cartão do SUS e o documento de nascido vivo ou registro de nascimento do recém-nascido.

“O teste do pezinho também é conhecido como neonatal, um exame obrigatório, realizado a partir do 3º dia de vida do recém-nascido e que deve ser feito até o primeiro mês”, declara a enfermeira responsável pelo exame na Maternidade, Kariny Carneiro.

O teste é realizado com a coleta de sangue do calcanhar do bebê, pois essa região é rica em vasos sanguíneos. Após a coleta, o material vai para análise, onde até sete doenças podem ser detectadas: Anemia falciforme, Fenilcetonúria, Hipotireoidismo congênito, Hiperplasia adrenal congênita, Fibrose cística, Deficiência de biotinidase e Toxoplasmose.

Maternidade Bem Nascer

Inaugurada em junho pelo Governo do Amapá, na Rua Liberdade, s/n, bairro São Lázaro, zona norte de Macapá, a Bem Nascer tem capacidade para realizar 635 partos por mês e de oferecer 3.500 atendimentos para triagem neonatal, que consistem em testes do pezinho, orelhinha, coração, olhos e linguinha. A unidade pode realizar outros 6.000 exames de análises clínicas, além de serviços de nutrição, psicologia, fisioterapia, serviço social, fonoaudiologia e enfermagem.

O espaço conta com 23 alojamentos conjuntos, com quarto e banheiro, para pré-parto, parto e pós-parto, subdivididos em 11 enfermarias; 10 leitos no Centro Cirúrgico para cesáreas; 7 UTIS neonatal; 5 UTIS para cuidados intermediários; e dois espaços para unidade canguru; além de salas destinadas aos atendimentos ambulatoriais, administrativos e laboratoriais. As salas de parto normal possuem banheiras para os partos humanizados.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!