Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá fecha contrato que cobre compra de materiais usados em cirurgias ortopédicas específicas

Procedimentos antes apenas era possível ser realizado através do Programa de Tratamento Fora de Domicílio.

Por Redação
13/10/2022 16h14

Secretário Adjunto de Assistência em Saúde, Everton Gomes

O Governo do Amapá assinou o contrato para a realização de cirurgias de Órtese, Prótese e Materiais Especiais (OPME) não padronizados – equipamentos específicos aplicados na assistência de tratamentos médicos e também de reabilitação, diagnóstica ou terapêutica.

A diferença principal dos novos materiais que serão disponibilizados através do contrato é a especificidade das cirurgias onde serão utilizados.

O Governo do Amapá já realiza procedimentos com materiais padronizados há bastante tempo. Contudo, quando o paciente possuía situações específicas como problemas complexos no joelho, quadril e úmero, ele era encaminhado ao Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

Mas com o novo contrato, os procedimentos agora poderão ser realizados no Hospital de Emergência (HE) e Hospital das Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal).

O secretário adjunto de Gestão e Planejamento da Sesa, Higor Ribeiro, destaca que a chegada dos novos materiais não padronizados impulsionará as cirurgias e retira as demandas do TFD.

“Pela primeira vez, o estado conseguiu fazer essa contratação e disponibilizar um atendimento de qualidade ao usuário do SUS. Hoje, existe uma demanda reprimida no Hospital de Emergência de cirurgias ortopédicas não padronizadas, o contrato prevê que em 15 dias estejam fazendo as adequações necessárias”, destacou Higor.

O contrato estabelece a entrega de materiais e ajustes na logística até o dia 15 de outubro, tanto para as OPMEs padronizadas quanto para as não padronizadas, que englobam cirurgias com necessidade de materiais como placas e parafusos.

"O Hospital de Emergência está abastecido com os equipamentos para as cirurgias regulares, já os OPMEs não padronizados é a primeira vez no estado que é realizado um contrato, então haverá uma grande entrega nesse prazo de 15 dias para sanar todas as cirurgias através da intensificação de mutirões realizados dentro da unidade de saúde”, afirmou o secretário Adjunto de Assistência em Saúde, Everton Gomes.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!