Programação qualifica profissionais e estudantes do setor de fisioterapia
Trabalhadores da área são fundamentais para situações como a recuperação respiratória de pacientes com covid-19.
O evento de valorização do fisioterapeuta acontece desde terça-feira, 11, no Museu Sacaca.
Ao longo de 3 dias, uma programação com palestras e qualificação profissional homenageou estudantes e trabalhadores da área de fisioterapia, um setor que teve sua importância ainda mais reforçada durante a pandemia de covid-19, devido à recuperação respiratória de pacientes.
O evento de valorização do fisioterapeuta acontece desde terça-feira, 11, no Museu Sacaca, sob coordenação dos Hospitais de Emergência (HE) e Alberto Lima (Hcal) em parceria com a Faculdade Estácio. As capacitações foram organizadas pelos próprios servidores.
A estratégia surgiu ainda no início da pandemia, com ideia ampliar a capacitação dos profissionais do setor, especialmente na área de fisioterapia hospitalar, como explicou a coordenadora de fisioterapia do Hcal, Railana Gomes.
“O fisioterapeuta é fundamental para a reabilitação respiratória do paciente com covid-19 e, no auge da pandemia, houve a necessidade de aumentar a quantidade de fisioterapeutas nos hospitais, porém muitos não tinham experiência hospitalar, por isso organizamos as capacitações e, com o êxito desse trabalho, damos continuidade” explica a fisioterapeuta.
Dando continuidade à programação, a equipe do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) do HE iniciou na quinta, 13, a I Jornada de Fisioterapia do Hospital de Emergências Oswaldo Cruz, na Faculdade Estácio de Sá.
“O objetivo é valorizar o profissional, organizamos essa jornada de conhecimento para conceituar a importância do fisioterapeuta em vários âmbitos da área da saúde, são dois dias que abordam como tratar os desafios diário da profissão no ambiente hospitalar e a evolução desse serviço”, disse Daniele de Sousa, enfermeira responsável pela jornada.
O evento é alusivo ao Dia do Fisioterapeuta, celebrado em 13 de outubro.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!