Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá realiza intercâmbio para agentes agropecuários do Maranhão sobre combate à mosca da carambola

O intercâmbio realizado pela Diagro atendeu cinco servidores maranhenses e teve duração de três dias.

Por Weverton Façanha
10/11/2022 19h51

Técnicos do Amapá e Maranhão nas atividades práticas de combate à mosca da carambola no aeroporto de Macapá.

O Governo do Estado encerrou nesta quinta-feira, 10, uma capacitação dedicada para os servidores da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), voltada para o combate à mosca da carambola.

Técnicos da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro) promoveram a capacitação durante três dias, com o objetivo de repassar as dinâmicas do trabalho em relação ao controle da praga. A qualificação contou com a parceria da Embrapa/Amapá e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

De acordo com o gerente de Defesa Vegetal da Diagro, Tiago Baltazar, o intuito é aprimorar os exercícios de prevenção e combate da doença, pois o Amapá é referência neste setor. 

“A mosca da carambola é uma das nossas principais atividades de controle, atualmente. Para evitar que haja um disperse dessa praga, estamos fazendo essas ações de controle, pois são fundamentais para diminuir o foco e a incidência. Com esse intercâmbio com agentes do Maranhão, podemos expandir o trabalho e, assim, mostrar aos demais estados como agimos nesse quesito”, destacou.

O curso, que teve 24 horas/aulas com etapas teóricas e práticas, repassou aos técnicos informações sobre bioecologia, amostragem e observação de moscas-das-frutas; além de analisarem a montagem e a colocação das armadilhas.

A qualificação, em sua fase prática, colocou os agentes em visita aos campos de cultivo da Embrapa/AP, onde ocorreu as visualizações de como é feito todo o serviço de combate à mosca da carambola. Em outra parte, os serviços práticos ocorreram no aeroporto de Macapá e no porto do Santa Inês, em ambos os locais o trabalho foi de fiscalização, onde algumas frutas de forma in-natura, não podem sair do estado.

Para a fiscal agropecuária do estado do Maranhão, Andreia Salgueiro, a relação com o Amapá é muito importante devido às especializações que o Estado já tem em combate à doença.

“O Maranhão tem classificação de alto risco pela proximidade com o Pará e Amapá, onde tem focos da doença e, por isso, estamos com esse trabalho de prevenção, ou seja, já estamos nos qualificando para qualquer eventualidade e nada melhor que aprender com quem já possui experiência, nesse caso, os agentes aqui do Amapá”, disse.

Mosca da carambola

Detectada pela primeira vez em março de 1996, no município do Oiapoque, a mosca da carambola está restrita ao Amapá e Roraima. O inseto entrou no Brasil através da Guiana Francesa, vindo do sudeste da Ásia.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!