Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Ajustes no Hospital de Emergência de Macapá são feitos em duas frentes de trabalho

Clécio Luís, governador do Amapá, e equipe técnica seguem acompanhando mudanças na estrutura do prédio e no atendimento.

Por Fabiana Figueiredo
06/01/2023 20h24

As mudanças continuam no HE.

O prédio do Hospital de Emergência Oswaldo Cruz (HE), em Macapá, recebe ajustes em duas frentes de trabalho. As mudanças continuam sendo acompanhadas pelo governador Clécio Luís, que levou para dentro da unidade de saúde o gabinete da gestão. Nesta sexta-feira, 6, no quinto dia útil de governo, Clécio seguiu ouvindo demandas dos pacientes e profissionais de saúde, além de despachar documentos.

A atuação é coordenada por Clécio e mobilizada pelos secretários de Estado da Saúde (Sesa), Silvana Vedovelli, e da Infraestrutura (Seinf), David Covre. As primeiras modificações ocorreram na recepção, com atendimento mais humanizado, e em uma enfermaria clínica que funciona do lado direito. Esse local tinha sérios problemas estruturais, que recebeu os cuidados necessários e voltou a receber pacientes, já com novas macas, centrais de ar e janelas com vidros.

Os telhados metálicos começaram a ser trocados por estruturas com isolamento termoacústico. Ainda do lado direito do prédio, os pacientes ganharão uma sala, que começou a ser reformada para espera após aplicação de medicação.

Já nas estruturas do lado esquerdo do HE, a Seinf cuida de salas que serão destinadas a equipes do plantão da Polícia Civil e ao descanso da equipe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Essas mudanças vão transformando a realidade e vão restituindo o HE de sua função, que é de ser um hospital de pronto-socorro. Para acelerar os serviços, vem uma equipe atuando do lado direito e outra do lado esquerdo. Mudar o ambiente, a feição do hospital é importante para que as pessoas se sintam acolhidas, mesmo com dor”, citou Clécio Luís.

Atendimento humanizado que faz a diferença

Foi assim que o pai de Denielma de Souza se sentiu. João Jorge de Souza, de 77 anos, teve falta de ar e arritmia, e precisou ser atendido no HE nesta sexta-feira. Para a filha, o atendimento ficou diferente.

“Ele já veio outras vezes e foi bem atendido, mas hoje está bem melhor. Ele não precisou aguardar tanto e dessa vez tinha o medicamento disponível”, comentou Denielma.

Trabalhador há 2 anos no HE, o vigilante Alessandro Cardoso destacou o atendimento mais humanizado proporcionado ao longo desta semana.

“Agora, nós temos uma recepção com climatização, com sistema de som para chamar os pacientes pelo nome e a TV. Também foram melhoradas enfermarias. São medidas positivas que dão uma nova forma para o HE. Claro, muitos desafios ainda virão, mas já dá pra perceber um acolhimento mais humano”, citou.

O governador e a equipe pontuaram mais ajustes que ainda precisam ser feitos para otimizar os atendimentos e tornar mais confortável o acesso aos serviços do HE, como reforma de 7 enfermarias do 2º andar, mutirão de cirurgias represadas e a revitalização da fachada.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!