Governador do Amapá reúne com ministra da Saúde, em Brasília
Encontro ocorreu nesta quinta-feira (9), com articulação do senador Randolfe Rodrigues.
Reunião entre Governo do Amapá e Ministério da Saúde definiu compromissos para a área.
O governador, Clécio Luís, juntamente com a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli, se reuniram nesta quinta-feira (9) com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, em busca de melhorias para o serviço público no Amapá. O encontro, que ocorreu em Brasília, foi articulado pelo senador Randolfe Rodrigues.
Clécio Luís saiu da reunião com esperança de mais investimentos para a saúde e, assim, tornar mais dignos os atendimentos no Amapá.
"Ao fazer os relatos do que vivemos na saúde, eu me emocionei porque, de fato, é uma situação muito difícil. A gente está bem preocupado com alguns serviços que estão parando, que não podemos deixar parar. As devolutivas da ministra e sua equipe foram fantásticas", comentou o governador.
Conforme Clécio, o Ministério da Saúde vai auxiliar o Amapá na resolução de dificuldades profundas da área.
"Eles se comprometeram a ajudar a restabelecer o credenciamento de leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva] e do SAMU [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência]; a incluir o Amapá no mutirão Zera Filas - que já estamos fazendo com recursos próprios e incluindo recursos federais -; encaminhar para o Amapá uma força-tarefa do SUS; aumentar o teto da alta e média complexidade. Foi um alento, e nós precisávamos muito disso", detalhou.
Durante o encontro, o Ministério da Saúde informou que determinou a ida de uma força tarefa para o Amapá logo após findar a situação de emergência pública em Roraima, com a crise Yanomami.
Na reunião também participaram o secretário de Governo e de Gestão Estratégica do Amapá, Rodolfo Vale, o secretário de Representação do Governo do Amapá em Brasília, Asiel Araújo, o senador Randolfe Rodrigues, e os deputados federais Dorinaldo Malafaia e Augusto Pupio.
"Hoje viemos em busca da reestruturação do restabelecimento dos nossos leitos de UTI. São recursos que nós deixamos de receber e isso nos trouxe transtornos. Com o apoio do Hospital Universitário e o envio de equipe do Ministério da Saúde, vamos restabelecer a saúde do Amapá", pontuou a secretária Silvana Vedovelli.
Entre os compromissos firmados também estão a volta dos médicos especialistas e o reabastecimento das vacinas em todo o estado.
"Fui da CPI [Comissão Parlamentar de Inquérito] da Covid, vimos aqui a desestruturação do SUS, e agora o SUS voltou, pra socorrer os brasileiros. Vai sair uma força-tarefa do SUS, vamos dialogar com o Hospital Universitário [HU] da Universidade Federal do Amapá para fortalecer os atendimentos às pessoas", destacou Randolfe Rodrigues.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!