Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Corredores do HE ficaram sem pacientes internados durante a madrugada e manhã deste domingo, 12

Há muito a ser feito ainda, mas a cena registrada nesta manhã, e que há tempos não era presenciada, é reflexo das últimas medidas do Governo do Estado.

Por Andreza Teixeira
12/02/2023 12h51

Registro do corredor vazio no HE deste domingo, 12

Na madrugada e início da manhã deste domingo, 12, o Hospital de Emergência (HE) Osvaldo Cruz apresentou uma cena que há tempos não era presenciada pelos funcionários. Os corredores amanheceram totalmente vazios. Apesar do intenso fluxo de atendimentos, apenas 4 pessoas precisaram de internação e foram encaminhadas para os leitos.

Os pacientes chegaram entre 10h e 11h. Três foram encaminhadas para o anexo do hospital e 1 ficou em observação. Até às 16h, mais 9 pessoas foram atendidas. Dessas, 6 realizavam medicação em poltrona, 1 esperava avaliação de cirurgia, 1 recebia medicação para nova avaliação em maca, e 1 paciente esperava avaliação de neurologia em cadeira de rodas.

Embora haja muito trabalho pela frente, esse é um dos reflexos das últimas medidas tomadas pelo Governo do Amapá, de transferir pacientes dos corredores para a nova recepção do hospital temporariamente. O ambiente, três vezes maior que o anterior, foi adaptado para recebê-los até que os reparos das enfermarias sejam finalizados.


A força-tarefa iniciou no sábado (11), com a retirada de 13 pacientes que aguardavam por um leito no corredor. Paralelo a isso, uma equipe multiprofissional deu início ao projeto de desospitalização chamado "Operação Dr. Teles", que avalia pacientes que podem ser encaminhados para receber atendimento domiciliar diário.  

As obras de revitalização devem permanecer nos próximos meses e o Governo sabe que está longe de ser o ideal para os pacientes, mas continuará com ações como essas para fortalecer o atendimento na saúde.

O diretor do HE, Emanoel Martins, diz que ação emergencial tem contribuído para as melhorias, apesar de ainda ter muito trabalho a ser feito no Hospital de Emergências. “Nos enche de esperança,  ver o corredor do HE sem paciente internado nem que seja por algumas horas. Temos muito a fazer ainda.”, comentou.

De acordo com levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em média 23 pacientes são internados diariamente no HE, e em torno de 6 recebem alta ou são referenciados para outras unidades no mesmo dia.


Operação Dr. Teles
O projeto consiste na seleção de pacientes de baixa complexidade e que estejam hospitalizados com probabilidade de alta hospitalar, para que sejam acompanhados em domicílio por uma equipe multiprofissional do HE, com projeto terapêutico e plano de alta previamente estipulados.

Para que estes pacientes sejam assistidos corretamente, o projeto contará com uma equipe que será dividida em dois turnos de 6 horas (manhã e tarde): um médico, um enfermeiro e dois técnicos em enfermagem.

Com o projeto é possível reduzir o tempo de hospitalização dos pacientes que procuram o Hospital de Emergências, aumentando assim a rotatividade de leitos e diminuindo o quantitativo de internados no corredor da unidade.
     
Gabinete no HE
Desde o dia 2 de janeiro o governador Clécio Luís instalou seu gabinete dentro do Hospital de Emergências para acompanhar de perto as demandas e necessidades de profissionais e pacientes.

Em 42 dias de gestão, já foram reformadas14 enfermarias, laboratório, recepção, repousos entre outros. Também está em andamento a ampliação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que passará de 4 para 10 leitos.
 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!