Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Operação Dr. Teles: 'Vou ser atendido em casa, perto da família' conta paciente liberado para acompanhamento domiciliar

José Maria dos Santos é um dos pacientes do HE já alcançados pela estratégia, que assegura assistência multiprofissional para casos de baixa complexidade.

Por Cássia Lima
14/02/2023 14h30

Os pacientes irão para casa receber acompanhamento clínico diário

“Acho que o projeto é uma boa ideia porque vou ser atendido perto da minha família”. A fala é do José Maria dos Santos, de 53 anos, um dos pacientes do Hospital de Emergências Dr. Oswaldo Cruz (HE) que, após avaliação médica, foram liberados para receber acompanhamento domiciliar, a partir desta terça-feira, 14.

A medida faz parte da Operação Dr. Teles, uma das estratégias criadas pelo Novo Governo para reduzir o tempo de hospitalização dos pacientes que procuram o HE , aumentando, assim, a rotatividade de leitos e diminuindo o quantitativo de internados no corredor da unidade.

A maioria dos pacientes já transferidos recebem cuidados com curativos preventivos, medicações e exames mais simples do hospital. Os casos clínicos seguem com prontuário na unidade e acompanhamento diário de técnicos, médicos e enfermeiros.

“Além de tratar o paciente no conforto do seu lar, também diminuímos o número de pessoas nos corredores do hospital e liberamos leitos para pacientes mais graves, que necessitam de assistência permanente do HE”, enfatizou a secretária de Estado da Saúde, Silvana Vedovelli.

Além da avaliação dos profissionais de saúde, os pacientes também concordaram em seguir o tratamento em casa. A alta do hospital ocorreu de forma técnica e com preenchimento de um formulário detalhando a residência do paciente e já o colocando em um cronograma de visitas domiciliares.

As altas desta semana foram acompanhadas pela administradora do HE, Rainize Marques; o enfermeiro Djalma Mendes; a administradora do anexo do HE, Marcele Castilho; e os médicos Yuri Sena, Caio Ferreira, Juliana Lima e Ana Caroline Silva.

Operação Dr. Teles

O projeto funciona com a seleção de pacientes de baixa complexidade, com probabilidade de alta hospitalar, para que sejam acompanhados em domicílio por uma equipe multiprofissional do HE, com projeto terapêutico e plano de alta previamente estipulados.

Para que estes pacientes sejam assistidos corretamente, o projeto conta com uma equipe de médico, enfermeiro, técnico, além de medicação e insumos para procedimentos de curativo a domicílio.

A equipe responsável pelo atendimento domiciliar trabalha em dois turnos de 6 horas (manhã e tarde) e atualiza diariamente as informações dos pacientes no sistema do HE.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!