Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Polícia Civil orienta foliões como agir ao sair e voltar para casa durante o período carnavalesco

Dicas simples são fundamentais para garantir a segurança do cidadão e do imóvel.

Por Marcelle Corrêa
17/02/2023 15h15

Fique atento para não ser surpreendido por criminosos em casa durante o carnaval

Para sair de casa em segurança e se divertir no carnaval sem a preocupação de ser assaltado ou ter o imóvel invadido por criminosos, a Polícia Civil do Amapá (PC) orienta o folião a ter atitudes que não o coloquem em risco.

Tudo começa ao sair da residência. A dica é deixar o local de imediato após trancar a porta, por exemplo, se vai deixar a casa e entrar em um veículo o faça com objetividade. Não pare em frente ao imóvel para conversar ou mexer no celular, adverte a Polícia Civil.

Para quem vai entrar em casa, principalmente durante a madrugada após os festejos é importante, segundo a PC observar o perímetro.

“Quando a pessoa está de carro, ela tem maior mobilidade, então chegando próximo a casa, o cidadão, um quarteirão antes já pode ter uma visualização mais atenta, caso não veja ninguém suspeito entre e fecha o portão”, orienta o delegado Fábio Araújo, chefe de Operações da Polícia Civil.

A outra situação relatada pela PC é quando o morador chega a pé em frente à residência e fica exposto. A PC pede que, caso tenha alguém dentro da casa é importante avisar com antecedência que está próximo, para que entre com rapidez no imóvel.

Com essas atitudes, o delegado esclarece que o folião fica seguro e o imóvel também, já que não gera oportunidade para que o criminoso entre na residência.

“Não fique parado na frente de casa falando ao celular, mexendo no rádio do carro, conversando com vizinhos. Quanto mais a pessoa se expõe, mais ela se torna uma vítima potencial para ações criminosas. O criminoso observa onde ele tem mais oportunidade para agir”, alertou Araújo.

Outro cuidado extremamente importante, evidenciado pela Polícia Civil é que seja feita uma vistoria em todas as fechaduras da residência antes de cair na folia, desde a porta de entrada até a dos fundos. O delegado lembra que uma simples checagem dificulta o arrombamento do imóvel.

E como agir nos eventos?
Fábio Araújo destaca que pequenos furtos e roubos, principalmente de aparelhos celulares são as ocorrências mais registradas no período carnavalesco e acontecem, geralmente em locais onde as festividades aglomeram pessoas, exemplo festas em clubes ou na própria Banda.

A orientação nestes casos é a seguinte: não usar celular e porta cédulas nos bolsos traseiros das vestimentas. Não esbanjar objetos de valores, como joias. O melhor, no caso dos celulares e porta cédulas é colocar esses objetos nos bolsos da frente ou em pochetes que podem ficar por baixo da blusa.

"O criminoso subtrai os objetos e a vítima nem percebe. Em relação as joias deixem-nas em casa. Carnaval é tempo de diversão e não preocupação", definiu Fábio Araújo.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!