'É muito bom estar de volta', diz vendedor ao trabalhar durante o bloco A Banda
Evento arrastou milhares de foliões pelas ruas de Macapá nesta terça-feira de Carnaval.
Izac Ferreira, de 52 anos, é pescador, mas aproveitou o bloco A Banda para vender bebidas e garantir renda extra
Nas primeiras horas da tarde desta terça-feira de Carnaval, 21, os brincantes do bloco “A Banda” já começavam a se reunir no centro de Macapá. O bloco que é o maior da região Norte, acontece há 58 anos e, atrai por ano, cerca de 200 mil pessoas pelas ruas da capital amapaense.
Para a realização da edição de 2023, o Governo do Amapá investiu R$ 100 mil, recurso de articulação do senador Davi Alcolumbre e contrapartida Estadual.
Izac Ferreira, de 52 anos, é natural do Bailique e no seu dia a dia trabalha como pescador. Em todas as edições d'A Banda ele está presente com a esposa Maria Helena, vendendo bebidas em seu carrinho ambulante.
Para o vendedor, o retorno do carnaval após dois anos de pandemia trouxe a alegria de poder ganhar uma renda extra. “É muito bom estar de volta. Foram dois anos parado, sem poder tirar esse lucro do Carnaval. Agora que tudo voltou a gente fica muito feliz de poder trabalhar vendendo nossas bebidas”, disse Izac.
Diversão em família
A cabeleireira Carol Santos, de 31 anos, e o esposo, Saimon, trouxeram pela primeira vez o filho Bernardo, de 4 anos, para ver a banda passar. Ela avalia o evento de forma positiva para as famílias que procuram diversão nesta terça de Carnaval.
“É um bloco tradicional do nosso estado que sempre estamos. Dessa vez com nosso filho, a gente veio aproveitar e esperamos que todos continuem aproveitando com segurança é responsabilidade, como estamos vendo hoje”, disse Carol.
Frentes de trabalho
O Governo do Amapá montou frentes de trabalho com mais de 600 profissionais da saúde e segurança pública, entre policiais militares e civis, bombeiros e servidores da Polícia Científica para atuarem na segurança e atendimento à população durante todo o percurso da Banda.
Para garantir mais segurança para os brincantes e agir com mais rapidez na identificação de eventuais conflitos e possíveis delitos durante o percurso, o Grupo Tático Aéreo (GTA) fez o patrulhamento dos cerca de 7 quilômetros da caminhada dos foliões do céu, no helicóptero Gavião 01.
Foram envolvidos 16 agentes do GTA e a participação da aeronave foi mais uma estratégia da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) com o objetivo de proporcionar tranquilidade aos participantes d'A Banda.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!