Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Pacientes recebem alta do HE após tratamento domiciliar da 'Operação Dr. Teles'

Em menos de 20 dias, 11 pessoas concluíram atendimentos em casa e estão recuperadas.

Por Cássia Lima
01/03/2023 08h00

A maioria dos pacientes são casos de baixa complexidade e tratados com antibióticos

O programa do Governo do Amapá que propõe a assistência domiciliar de pacientes atendidos pelo Hospital de Emergências Oswaldo Cruz (HE) e, consequentemente, libera leitos na unidade está humanizando e acelerando o tratamento. Em menos de 20 dias, a "Operação Dr. Teles" já deu alta para 11 pessoas.

A rápida recuperação dos pacientes tem motivado as equipes multidisciplinares. Mas, tudo depende da avaliação dos médicos. Nesse serviço, só vai para casa continuar os cuidados, aqueles que apresentam casos de baixa e média complexidade como pneumonia, picada de aranha, pé diabético e úlcera venosa infectada, os mais frequentes registrados pelo programa no HE.

"São casos clínicos mais simples que podem ser tratados com antibióticos, curativos e acompanhamento diário do programa. Além disso, desocupam leitos para pacientes mais graves", explicou a enfermeira da Operação Dr. Teles, Camila Dias.

A equipe multidisciplinar estava acompanhando simultaneamente 19 pacientes de vários bairros da capital, após darem entrada no HE. Os profissionais atravessam pontes, percorrem residências de norte a sul da capital, com medicamentos e materiais.


O estudante Samuel Silva mora no bairro Buritizal, na zona sul de Macapá. Ele buscou o HE no dia 21 de fevereiro com uma picada de aranha, e após avaliação médica, continuou o tratamento em casa, medida que ele garante que fez toda a diferença, pois o sistema imunológico reage mais rápido e combateu a doença.

"No hospital temos limitação de visita e até mesmo de espaço, em casa fico mais à vontade, além de conseguir me exercitar mais e não ficar ocioso. Me sinto muito melhor em casa do que no hospital e a recuperação parece que foi muito mais rápida", descreveu o jovem.

Nos próximos dias, a equipe multidisciplinar do projeto vai avaliar novos pacientes internados no HE para identificar quem pode ir para casa e ser assistido pelo atendimento domiciliar. Com isso, haverá previsão de mais vagas de leitos no HE.

Operação Dr. Teles
O projeto iniciou em fevereiro com a seleção de pacientes de baixa complexidade que estavam no Hospital de Emergências, com probabilidade de alta hospitalar. Eles receberam autorização médica para serem acompanhados a domicílio por uma equipe multidisciplinar do próprio HE.

Os pacientes são avaliados previamente para ingressarem no programa conforme quadro clínico. O planejamento do Governo do Estado tem duas equipes para atendimento a domicílio, que trabalham em dois turnos.

Dr. Teles
O nome do programa homenageia Antônio Pinheiro Teles, médico que fundou o Serviço de Nefrologia e a Residência Médica no Amapá. Ele se dedicou à saúde dos amapaenses até os últimos momentos de sua vida. Gostava de tratar os pacientes com muita atenção e era conhecido por ser “médico de cabeceira de leito”, ou seja, sempre muito próximo dos pacientes.

Ele faleceu em 4 de janeiro de 2017, vítima de um infarto. Logo após seu falecimento, foi homenageado com o nome da Clínica de Nefrologia do Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL).

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!